Com a chegada da primavera, muitas famílias fazem uma limpeza geral nas divisões da sua casa. Além de a deixarem limpa e arrumada conseguem organizar da melhor maneira a habitação alterando a posição de móveis, aproveitando ou renovando objetos e roupa que já não utilizam. Mas se todas as primaveras deixa a sua casa a brilhar o mesmo deve acontecer às suas finanças. Organizar, perceber onde está a gastar a mais, mudar comportamentos e poupar são alguns dos objetivos que deve ter em mente se pretende preparar as suas finanças para a próxima estação. Aqui ficam algumas dicas.

 1. Organizar

Entre março e maio decorre a época das entregas de declarações de IRS. Esta é também uma boa altura para realizar a sua limpeza aos papéis que tem espalhados por gavetas, armários e secretárias. Além de conseguir separar as despesas que poderá deduzir na sua declaração de IRS, irá também livrar-se de papéis pouco importantes. De forma, a evitar a acumulação de faturas e recibos pode dedicar uma gaveta para os documentos mais importantes e que não deve perder. Leia também o artigo: “Conheça todas as despesas que podem (ou não) entrar no IRS”

 2. Negoceie os seus contratos

Uma outra forma de renovar a sua vida financeira na próxima estação é cortar nas “gorduras”. Isto é: Depois organizar a papelada, perceba onde está a gastar dinheiro a mais e onde pode cortar ou como pode negociar um contrato para obter um valor mais em conta. Para isso é importante que esteja informado sobre as ofertas concorrentes disponíveis no mercado e só depois deverá comunicar ao seu operador ou segurador que pretende alterar o contrato. Leia também o artigo Seis dicas para negociar um desconto”.

 3. Diga adeus ao desnecessário

Seja o seu velhinho videogravador, a aparelhagem ou até roupa que já não utiliza esta é uma boa altura para dizer adeus. Faça uma lista de objetos e de roupa que já não usa e aproveite para “destralhar” a sua casa. Leia também o artigo ”Minimalismo: Como funciona o movimento que ajuda a poupar”.

 4. Venda o que já não utiliza

Se pretende fazer algum dinheiro com os objetos que já não utiliza é importante que tenha em conta algumas considerações para o seu anúncio não passar despercebido na internet. Além do preço, deve apostar numa boa fotografia e na elaboração de uma descrição adequada. Leia também o artigo ”Seis dicas para vender artigos usados na internet com sucesso”.

 5. Aumente a sua poupança

Canalize o dinheiro que conseguiu amealhar com a venda de objetos e a renegociação de contratos para a construção de um fundo de emergência. Se está a pensar numa perspetiva de longo prazo, equacione a possibilidade de constituir um Plano Poupança-Reforma. Assim, está a contribuir para que a sua reforma seja mais confortável. Leia ainda o artigo Cinco razões para fazer um PPR”.

 6. Atualize as suas ‘passwords’

No que toca a limpezas e arrumações, não deve esquecer o mundo digital. É neste local onde pode revelar um pouco mais de desleixo, dando pormenores da sua vida privada a pessoas que conhece pouco ou que não tem total confiança. Para não descurar a sua “limpeza digital” proceda regularmente à atualização das suas 'passwords'. Lembre-se que palavras-chave que contenham números e mais de oito carateres são considerados as mais seguras. Leia o artigo Cinco tarefas financeiras mais esquecidas”.

Leia também:

Quatro sinais de que não está a gerir bem o dinheiro

Dicas para negociar a renda da casa

10 Ditados que incentivam a boa gestão das poupanças

Como usar corretamente os cupões de desconto

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.