Crédito consolidado no combate ao endividamento

Nos dias que correm, o crédito pessoal é um crédito de fácil acesso, por isso, são cada vez mais as pessoas que acabam por recorrer sejam a eles, a cartões ou linhas de crédito. Muitos portugueses acabam por procurar nos créditos a esperança de equilibrar as suas contas e de fazer frente às suas despesas. No entanto, como o crédito pessoal tem taxas de juro muito altas, se não for bem gerido pode levar as famílias ao sobre-endividamento.

Juntar vários créditos pode ser decisivo nesta questão e ajudá-lo a não se endividar e a ter todas as contas em dia.

Vantagens de juntar vários créditos

A grande vantagem do crédito consolidado é a poupança mensal que poderá fazer por mês ao juntar vários créditos num só. A redução no total das prestações pode chegar até 60%, em alguns casos até mais.

Apesar de ser um produto complexo, trata-se de um processo simples sendo a sua aprovação feita num espaço de dias. Acaba também por lhe dar muita comodidade, no sentido que passa apenas a ter um único pagamento mensal a uma única entidade credora em vez de ter vários pagamentos a diferentes instituições.

As taxas de juro também podem ser mais aliciantes face à média das taxas de juro de todos os outros créditos. Contudo, este não é o único fator que deve ser considerado no crédito consolidado.

Ter um novo prazo e pagar menos juros

Por vezes, quando procede à consolidação dos seus créditos, o prazo do novo crédito pode sofrer alterações. Pode ser necessário aumentá-lo para que seja possível reduzir a sua prestação mensal e, consequentemente, permitir-lhe que consiga pagar a mesma.

Mesmo que o prazo se estenda, pode ser compensatório, uma vez que existem outros aspetos que têm influência no novo crédito e que também eles devem ser analisados com rigor.

Falamos da TAN, da TAEG, das comissões, das despesas e dos seguros. Ao juntar vários créditos também está a garantir que vai deixar de pagar taxas de juro por cada crédito para passar a pagar apenas uma, ou seja, o seu montante total de juros poderá reduzir.  Vai ainda conseguir eliminar algumas comissões, despesas associadas ao crédito e até mesmo alguns seguros que tenha contratado. Isto porque, como passa a ser apenas um crédito, passa também a existir apenas uma taxa de juro associada, uma comissão e um seguro (no caso de ser exigido).

Por outro lado, o prazo pode até nem aumentar. Se calcular os prazos dos vários créditos pessoais, cartões e linhas de crédito que tenha contratado, pode chegar à conclusão que o prazo do novo crédito não vai alterar. O importante é fazer as contas!

Crédito consolidado dá folga orçamental

Tal como já foi referido, o crédito consolidado vai permitir-lhe uma folga orçamental mensal que poderá utilizar para formar uma poupança para mais tarde amortizar o crédito ou para que possa fazer frente a alguma despesa que surja.

É importante que faça uma boa gestão desta folga orçamental e que não a utilize para coisas desnecessárias ou para contrair novos créditos. Pois se por um lado o acesso a mais financiamento é uma vantagem do crédito consolidado, por outro lado, esta também é uma forma de cair em tentação de contrair novos créditos e aumentar o seu endividamento.

Conclusão: compensa?

Foi importante percorrermos todos estes pontos para chegar à resposta e perceber que existem vários aspetos a avaliar. No entanto, podemos dizer que o crédito consolidado compensa, uma vez que o objetivo deste crédito é sempre deixar o cliente melhor do que se encontrava, e nunca o contrário. Pode ainda contar com a ajuda de especialistas para fazerem este processo consigo e garantir que está a fazer uma escolha acertada e que vai ter acesso às melhores condições do mercado.

O objetivo será sempre baixar as suas prestações, eliminar o que está a mais e dar-lhe uma folga financeira no seu orçamento familiar. Diga sim a uma carteira saudável e feliz!

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.