Chama-se o desafio das 52 semanas e tem como objectivo colocar todas as semanas de parte um montante que aumenta com o passar do tempo, até perfazer um total de 1.378 euros. Como? Comecemos na semana 1. No final desta coloca 1 euro no mealheiro. Na segunda semana coloca 2 euros, na terceira semana 3 euros e assim sucessivamente. Como existem 52 semanas num ano, no final terá um total de 1.378 euros para gastar, poupar ou investir.

Claro que as primeiras semanas serão fáceis pois os valores são baixos mas o último mês requer colocar de parte mais de 200 euros o que pode implicar um grande esforço. Se achar que não o consegue fazer, nas últimas etapas coloque o dinheiro de parte apenas de duas em duas semanas até atingir o objectivo final. Alternativamente, reduza a metade o dinheiro que põe de parte todas as semanas. Assim, mesmo que não consiga o montante previsto ao final de 1 ano, terá os 1378 euros uns meses depois. O importante é que mantenha uma rotina e que não caia em tentações de usar o que já conseguiu amealhar.

Se está sem ideias sobre como poupar esse dinheiro, avalie os seus hábitos diários de consumo e evite gastos supérfluos e desnecessários. Sabia que beber menos um café por dia pode render-lhe cerca de 219 euros anuais extra? Aí terá uma boa ajuda para os meses de maior esforço deste método de poupança. Se tem hábitos dispendiosos e que lhe prejudicam a saúde como fumar, aproveite este desafio para reduzir ou mesmo acabar com esse vício. Para além de engordar a carteira, ainda poupa a sua saúde.

Há quem comece este desafio no início do ano mas a verdade é que pode começar a qualquer altura. Basta ter força de vontade e motivação para cumprir a meta. Comece já hoje e faça de 2018 um ano mais rico.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.