Advertência – Cuidado com os cartões de crédito

Os cartões de crédito são dos principais causadores de problemas financeiros no mundo inteiro. É fácil perceber os motivos. A utilização do dinheiro disponível é completamente livre e as taxas de juro são muito altas. Assim, alia a facilidade de acesso ao consumo a custos muito elevados. Uma vez entrado no problema de endividamento excessivo… é muito difícil acabar com esta dívida difícil.

Antes de aderir a um cartão de crédito sugerimos sempre que pense duas ou três vezes. Será que precisa mesmo? A utilização que dará ao cartão será a mais adequada? Por que não comprar a pronto? Nunca se esqueça que as compras com cartão de crédito aumentam o consumo em mais de 10% quando comparado com as compras a dinheiro…

Escolha bem o seu cartão de crédito

O processo de escolha de um cartão de crédito é um processo que deve ser meticuloso. Apesar de poder parecer que os cartões são todos iguais existem diferenças que importa conhecer. Sugerimos que tenha em atenção:

  • Taxa de juro associada ao cartão
  • Anuidade do cartão (tipicamente, cartões com anuidade têm taxas de juro mais baixas)
  • Ofertas e programas de premiação.

O segredo para o melhor cartão de crédito será uma correta ponderação entre a anuidade, a taxa de juro e a premiação. São muitas variáveis a considerar mas pense sempre que a base deverá ser a redução de custos pelo que:

  • Se vai utilizar muito o seu cartão pode optar por um cartão com a taxa de juro mais baixa pois tipicamente a utilização frequente isento o pagamento da anuidade;
  • Se vai utilizar pouco deve escolher um cartão sem anuidade. Neste caso o cartão servirá apenas para emergências ou para compras pela internet, pelo que o pagamento deverá ser a 100% (o que implica que não paga juros).

Deixe o seu cartão de crédito em casa

Pode parecer pouco intuitivo pois se tem um cartão de crédito deve andar com ele para o poder utilizar. Contudo, se andar sempre com o seu cartão irá ser mais premiável às tentações de consumo. Se tiver o cartão de crédito em casa pode sempre pensar várias vezes antes de realizar uma compra. E talvez no caminho para casa se decida que afinal não precisa de fazer aquele consumo…

Pague sempre o seu cartão de crédito a 100%

Se utiliza o cartão de crédito como uma boa ferramenta para a gestão do seu dinheiro sugerimos que pague todas as compras sempre a 100% no momento adequado. Se pagar todas as suas compras a 100% significa que nunca pagará juros. Ou seja, irá utilizar o dinheiro do banco durante vários dias ou semanas sem pagar nada por isso. E pode mesmo acontecer vir a ganhar prémios e outros benefícios pela utilização do seu cartão.

Utilizou o seu cartão de crédito e não consegue pagar tudo?

Se utilizou o seu cartão de crédito e não consegue devolver o dinheiro ao banco saiba que existem alternativas ao seu dispor. Será tentado a fazer o pagamento mínimo do cartão (tipicamente entre 1%-5% dependendo da instituição financeira). Se fizer este pagamento saiba que irá pagar a sua dívida até ao final da sua vida. O crédito nunca fica pago.

Duas boas alternativas para acabar com as dívidas do cartão de crédito são a negociação de créditos e a consolidação de créditos. Através da negociação poderá transformar o seu cartão de crédito numa dívida de tipologia diferente (por exemplo num crédito pessoal). Através da consolidação pode juntar os seus créditos todos num só, garantindo que não só conseguirá pagar as suas dívidas mais cedo como pagará uma taxa de juro mais baixa. Simule aqui a sua prestação com crédito consolidado.

Rui Bairrada