Com o passar dos anos, o espírito inspirador que sempre caracterizou o Natal foi sendo substituído por uma tendência de consumo exagerado, levando a que hoje em dia muitas pessoas vivam esta época de forma exageradamente consumista.

Assim, apresentamos alguns conselhos para ajudá-lo a não gastar tanto dinheiro na hora de comprar presentes:

Compre em lojas online

Aproveite as lojas online que, regra geral, apresentam alguns descontos e ainda o ajudam a poupar tempo. Lembre-se de comprar com antecedência por causa dos prazos de entrega.

Compre presentes simbólicos

Não caia na tentação de comprar presentes demasiado caros. Compre presentes úteis, mas simbólicos e personalizados. Existem muitas lojas que apresentam muitas opções com boa qualidade/preço.

Compre presentes solidários

Nesta época surgem inúmeras feiras solidárias e vendas de Natal nas Igrejas. Desengane-se quem acha que não se compram boas oportunidades a bons preços nestas feiras.

Ofereça presentes em conjunto

Muitas pessoas juntam-se para dar um presente melhor a um parente ou amigo, proporcionando não só um presente um pouco melhor a quem recebe, mas também uma poupança significativa a quem compra. Outra hipótese é fazer um sorteio do tipo «amigo secreto» fazendo com que só tenha que comprar presente para uma pessoa, em vez de muitas.

Faça você mesmo

Outra alternativa é fazer os seus próprios presentes tal como compotas, velas, molduras com fotografias da família ou outro tipo de trabalhos manuais para os quais tenha jeito. Ensine o seu filho a combater o desperdício e aproveite bem todos os materiais.

Não faça compras de última hora

Não deixe as compras para a última da hora. Não só terá menos poder de escolha, como terá mais pressa e menos tempo, o que inevitavelmente levará ao dobro ou triplo do gasto que tinha previsto.

Para as crianças, constitua ou reforce uma conta poupança

Ponha de parte um pouco do valor que pretende gastar nos presentes das crianças e comece ou reforce uma conta poupança em seu nome para acumular dinheiro para o futuro. As crianças não conseguem dar atenção a tudo o que é oferecido no Natal e no futuro vão valorizar muito estes presentes.

Acima de tudo, lembre-se do que é verdadeiramente essencial no Natal: esteja com a família em clima de paz e seja solidário com os outros. Aproveite esta altura para reforçar junto dos seus filhos o que é mais importante.

Texto: Mafalda Morais Barbosa