Conheça os seus créditos e suas características

O primeiro passo neste processo consiste em conhecer o estado atual dos seus créditos. Para otimizar os vários contratos tem de conhecer as suas características, nomeadamente:

  1. Montante em dívida;
  2. Prazo de pagamento;
  3. Taxa de juro e outros encargos mensais.

Para ter acesso a estes dados pode utilizar duas ferramentas que tem ao seu dispor. Em primeiro lugar, visitar o site do Banco de Portugal e consultar a Central de Responsabilidades de Crédito (CRC). Em segundo lugar, visitar as páginas dos vários credores para obter dados mais concretos como taxas de juro e outros encargos, nomeadamente comissões e custos com seguros e afins.

Leia também: Como libertar liquidez para conquistar um novo projeto?

Perceba a taxa de esforço mais confortável

O segundo passo no processo de otimização de créditos rumo à sua liberdade financeira consiste em perceber qual a taxa de esforço que poderá ser mais confortável. Tipicamente procuramos a prestação mais baixa, o que é possível com o aumento de prazos e redução da taxa de juro, mas poderá ter outras soluções mais interessantes para o seu caso concreto. Assim, sugerimos que conheça os seus rendimentos mensais e que procure determinar o valor ideal de prestação, para passar ao passo seguinte.

Simule a otimização dos seus créditos

O terceiro e último passo consiste em simular a prestação do seu crédito consolidado e comparar com o valor máximo que idealizou. Sugerimos que simule diferentes cenários em termos de prazos e de montantes de modo a ter a melhor relação entre prestação, taxa de juro e prazo de pagamento. Não esqueça que o valor final da prestação deve ser comportável no seu orçamento de modo a garantir que consegue cumprir com o novo contrato. Como verá, ao consolidar créditos conseguirá uma redução substancial das suas prestações, passo que lhe abre espaço para concretizar os seus objetivos.

Leia também: Como conquistar a sua liberdade financeira?

Estes três passos permitem-lhe otimizar os seus contratos de crédito para que possa ter uma prestação mensal mais enquadrada no seu orçamento familiar. Como vimos, é possível baixar as prestações, caminho essencial para melhorar a sua vida financeira. Simples?

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.