As mulheres são avessas a investimentos que acarretem algum risco e, em caso de dúvida, escolhem sempre a opção que lhes traz mais segurança, mas também menos retorno. Regra geral, quanto maior o risco maior a recompensa que terá e, nesse campo, as ações são o investimento com maior potencial de retorno. Estas são uma alternativa para ver a sua conta bancária crescer e aumentar o seu património, mas é preciso paciência, jogo de cintura e conhecer as regras do mercado.

Uma das maiores desvantagens é a instabilidade da economia. Os mercados financeiros são sempre uma caixinha de surpresas, com muita incerteza à mistura, o que pode dar origem a algumas perdas de capital e dificulta as previsões em determinados períodos de negociação. As investidoras deverão acompanhar atentamente os seus investimentos e nunca esquecer que investir em ações deverá ser a longo prazo.

Onde posso comprar ações?

Se pretende começar a investir em ações, pode recorrer ao serviço de intermediários financeiros, como os bancos, e sociedades corretoras, ou seja, entidades autorizadas pela CMVM. As sociedades corretoras e as financeiras de corretagem operam diretamente na Bolsa, por isso executam ordens diretamente dos clientes assim como vindas dos bancos.

Há valor mínimo para investir?

Não existe um valor mínimo para investir na Bolsa. Isso varia em função do valor das ações que pretende comprar ou vender e da entidade escolhida para o fazer.

Como posso investir em ações?

Há duas formas de investir em ações: individualmente ou coletivamente. Se decidir investir sozinho, é a si que cabe a escolha das ações que quer comprar, mas terá sempre de recorrer ao serviço de intermediários, como o seu banco. Se não souber muito bem quais as ações a comprar, então o ideal é recorrer a um fundo de investimento de ações e assim subscrever Unidades de Participação.

Como dar uma ordem de compra?

A ordem de compra poderá ser dada através de plataforma online do mercado de valores do seu banco ou corretora. Na área de ações, encontra muitas opções de investimento, índices bolsistas de referência como o PSI 20. É só escolher a ação e dar a ordem de compra.

Se é avessa às compras através da internet ou não se sente muito à vontade a tratar desta matéria, opte por utilizar o telefone ou por uma ida ao balcão.

Quanto custam as ordens?

A ordem é dada pela investidora e executada pela corretora, que compra a ação na Bolsa de Valores. As comissões a pagar pela compra ou venda de ações variam consoante o seu banco ou corretora. Atenção que se utilizar a internet para negociar ações, as comissões são mais baixas. Consulte sempre o preçário antes de dar uma ordem de compra ou venda.

Como sei se a ordem foi executada?

A Corretora/Banco credita as ações adquiridas pelo investidor na sua conta de títulos. Parabéns, passou a ser sócia de uma empresa (acionista).

A responsabilidade editorial desta informação é da

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.