Por vezes o truque está na forma como se expõe o reparo, que deverá ser feito de forma positiva e construtiva sem desmotivar ou destruir emocionalmente o colega. Conheça os aspectos que deverá ter em conta antes de criticar o próximo e transforme o momento numa oportunidade de crescimento profissional para ambos.

 Objectivo

Se vai criticar alguém deve certificar-se que tem como objectivo melhorar a eficiência e qualidade de trabalho da sua equipa. Defina um objectivo e proponha soluções. Se as suas acções vão apenas ser ofensivas e prejudiciais, opte por manter o silêncio.

Reconheça as capacidades da pessoa

Uma crítica não tem de ser necessariamente destrutiva. Pode realçar um aspecto negativo reconhecendo simultaneamente o valor e capacidades da pessoa em questão. Ao acrescentar algo positivo à crítica é mais provável que o colega reaja de forma favorável e aceite as sugestões propostas.

Cuidado com as palavras

Procure não ofender o colega de trabalho nem ser indelicado. Uma crítica pode ser feita de forma construtiva, motivando a pessoa a melhorar. Lembre-se que não conhece os problemas pessoais e dificuldades profissionais do colega por isso deve ser cordial, educado e compreensivo. Não fale de forma altiva nem demonstre superioridade.

Breve e conciso

Não precisa de massacrar o colega com críticas. Aposto em discursos breves focando os principais pontos-chave a ser retidos.

Ofereça ajuda

Todos passamos por dificuldades seja a nível pessoal ou profissional o que pode ter consequências negativas na carreira. Ofereça-se para ajudar se for caso disso e partilhe as suas próprias experiências de dificuldades anteriores para que a pessoa sinta que não está sozinha.

Ouvir e ser ouvido

Ao fazer uma crítica deve dar oportunidade à pessoa para se explicar. Tenha em conta o esforço que a pessoa está a fazer para melhorar e ser um membro produtivo da equipa. Coloque-se sempre no lugar do outro, tentando compreender as razões apresentadas. Promova a partilha de ideias de forma saudável e sincera verá que estabelece uma relação de confiança com o colega, um elemento propício ao crescimento profissional da equipa.