Se procura causar boa impressão no trabalho, a forma de se vestir não pode ser descurada. O especialista norte-americano Antonio Centeno, autor do livro ‘Real Men Real Style’, explica como um homem tem que se vestir, por exemplo, para parecer mais profissional, se quiser evoluir.

Saiba que não deve vestir um fato escuro com sapatos claros. Tal como deve ter atenção ao tamanho da roupa que usa. Um homem deve usar um fato com as proporções corretas segundo o especialista, que aconselha a ter especial atenção ao tamanho dos ombros, ao comprimento das mangas ou altura das calças.

Primeiro, qualquer profissional deverá ter em mente que representa uma marca ou uma instituição empresarial, portanto, deverá ter cuidado constante para não denegrir a imagem da empresa onde trabalha, com vestuário e comportamentos inadequados. A aparência de um profissional, o seu comportamento e comunicação verbal devem passar uma mensagem positiva. É importante conhecer o seu tipo físico, o código de vestuário da empresa e saber a mistura correta, recomendam os especialistas.

Mas há alturas em que a roupa se deve adaptar às circunstâncias. Em viagens de negócios, como nem sempre dá para ir a um quarto de hotel trocar de roupa, é importante pensar num conjunto possível de ser transformado, porque no avião precisa de conforto e na reunião precisa de boa apresentação. O ideal é escolher umas calças com um tecido mais confortável e levar uma camisa para vestir ao desembarcar.

Outra situação possível: um almoço pode parecer um momento mais informal, mas nesta ocasião também é preciso ganhar a confiança do interlocutor, provar que é capaz. Por isso, o ideal é usar umas calças e camisa sociais – a cor é mais ainda importante: tons claros na parte de cima, como branco, não criam barreiras entre as pessoas, consideram os especialistas.

Um terceiro caso: numa feira ou evento de negócios, o ideal é usar roupa prática. Vai precisar de convencer os seus interlocutores, vai gesticular e movimentar-se, por isso, deve estar elegante mas prático ao mesmo tempo. Escolha tecidos práticos e que se mantenham com boa aparência mesmo no final de um dia estafante. Se tiver a roupa amarrotada, vai causar má impressão. Além disso, pense no conforto, já que esses eventos exigem disposição para caminhar e ficar de pé durante algumas horas.

No caso de trabalhar num ambiente mais informal, a roupa acaba por não fazer grande diferença. No entanto, é importante manter o bom senso. No caso dos homens, as calças de ganga, sapatos ou ténis, e camisas costumam combinar bem. Tenha especial atenção se usar t-shirts, que podem conter mensagens nem sempre bem aceites. Em algumas empresas, quem actua internamente pode vestir-se informalmente. Ainda assim, é bom estar atento à roupa que os colegas e chefias vestem. Se lidar directamente com clientes, o funcionário deve optar sempre por um traje mais formal.

As regras de ouro para se vestir segundo o livro ‘Real Men Real Style

  1. Tecido. O tipo de tecido da roupa deve ser o adequado para a estação do ano;
  2. Medidas. Atenção às medidas da roupa, que devem ser as adequadas para si. Veja a altura do punho, bainha, encaixe de colarinho e de ombros;
  3. Meias. Por norma, as meias não devem contrastar com a cor das calças;
  4. Acabamentos. Quando escolher uma peça de roupa, olhe a todos os detalhes visíveis;
  5. Cores. As cores fortes em todas as peças são de evitar em todas as peças;
  6. Corte. Evite modelos demasiado apertados, que salientem, por exemplo, a barriga. São de evitar também tamanhos grandes demais.
  7. Gravata. Lembre-se que as pontas da gravata devem estar à altura do furo do cinto, nunca por dentro das calças, barriga ou debaixo do cinto.
  8. Conjugação. Não escolha uma gravata que não esteja em harmonia com o conjunto, ou da qual não goste. Se a camisa for lisa, as gravatas podem ser lisas ou com estampados discretos. Se a camisa for estampada (que deve evitar), use uma gravata lisa.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.