Condições de aprovação

Longe vão os dias em que a banca concedia crédito com critérios de aprovação menos rigorosos. Atualmente existe muito mais rigor e uma escolha criteriosa. Isto não quer dizer que todos os bancos tenham os mesmos critérios. Por exemplo, uns dão mais ponderação ao rendimento vindo de recibos verdes. Outros penalizam mais a taxa de esforço dependendo do número de filhos do que outros. Mesmo que vejamos o nosso crédito aprovado, quanto mais facilitadas forem as condições de aprovação, mais barato este nos fica.

Montante máximo de financiamento

Neste ponto falamos da relação entre o valor que pedimos emprestado e o valor do crédito ou da avaliação (dos dois o mais baixo). Alguns bancos vão até a 90%. Outros ficam-se pelos 85% ou mesmo por 80%. De notar que para comprar casa, para além dos capitais próprios que precisamos de disponibilizar, temos ainda de pagar os custos e os impostos. Logo, saiba antes da compra qual o valor máximo de crédito que pode ter.

Prazo máximo

Outro ponto onde os vários bancos se podem distinguir é no prazo máximo de crédito. Este é definido tendo em conta a idade do proponente mais velho. Uns bancos vão até 75 anos. Outros aos 80 ou mais. Este ponto é importante pois determina o valor da prestação e a taxa de esforço, podendo prejudicar as condições do crédito ou mesmo levar à não aprovação.

Custos

O crédito habitação é um contrato que tem associado um conjunto vasto de custos. Uns pagamos antes de contratar (como as comissões de dossier ou de avaliação do imóvel). Outros pagamos sobre o montante emprestado (spread). Outros simplesmente por existirmos naquele banco (comissões de manutenção, comissão de processamento de prestações). Assim, é fundamental contratar a operação que tenha o menor custo possível ao longo de todo o contrato, o que passa por:

  • Negociar o spread para o valor mais competitivo possível;
  • Negociar o seguro de vida crédito e o seguro multirriscos fora do banco;
  • Negociar eventuais isenções de comissões e outras ofertas.

A procura do melhor crédito habitação pode ser demorada e algo trabalhosa mas é um preço a pagar para termos as melhores condições hoje e no futuro. Escolher um bom crédito pode poupar-nos milhares de euros ao longo da vida do contrato, pelo que devemos ser rigorosos e não aceitar a primeira proposta que nos apresentam. Para isso surge a Reorganiza, um intermediário de crédito certificado que faz todo o processo e sem qualquer custo.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.