Controlar o barulho no local de trabalho pode muitas vezes ser uma tarefa difícil. Num espaço onde é necessário realizar o trabalho de forma produtiva é importante que consiga concentrar-se naquilo que faz. Mas se nota cada vez mais um aumento das queixas sobre o barulho no escritório e continua sem perceber como tal é possível, então faça uma auto-avaliação a si próprio para perceber se o ruído não parte de si. Isto porque de acordo com um estudo da Universidade de Yale falar demasiado pode prejudicar a sua carreira. Conheça então os cinco sinais de que pode estar a falar demais.

 1. Quem está perto de si utiliza 'headphones'

Para quem trabalha em ambiente de espaço aberto ou 'open office' utilizar 'headphones' é quase uma regra. No entanto, se de cada vez que se aproxima dos seus colegas eles parecem concentrados no que estão a fazer e tentam evitá-lo é um sinal de que provavelmente já estão à espera que vá interrompe-los. Para evitar este tipo de situações, preferia “separar as águas”. Ou seja: marque uma reunião para discutir assuntos relacionados com o trabalho e deixe as conversas pessoais para as pausas. Leia também o artigo 7 Dicas para controlar os níveis de stress no trabalho”.

 2. Domina a maior parte das conversas

Se a conversa é sempre dominada por si nas conversas pessoais que tem com os seus colegas ou em reuniões de trabalho é provável que tenha fama de “falador(a)” no seu escritório. A maior parte das pessoas não percebe quando está a falar demais mas é importante que tenha algum cuidado e prefira manter-se em silêncio em algumas situações. Ao falar demais e ao emitir a sua opinião sobre assuntos que não lhe dizem respeito pode estar a interromper alguém e a prejudicar a sua imagem na empresa onde trabalha. Por isso, é imperativo que implemente uma regra simples na comunicação: seja breve, brilhante e conciso naquilo que diz. Leia ainda o artigo 10 Ideias para tornar o dia de trabalho mais produtivo”.

 3. Os seus colegas evitam-no

Se quando começa a falar os seus colegas olham para o telemóvel ou inventam desculpas para não estarem ao seu lado é muito provável que estejam a evitá-lo porque não querem ouvir as suas divagações.

Opte por manter o silêncio e prefira a comunicação via email caso perceba que nem todos estão disponíveis para ouvi-lo. Leia o artigo “Como a linguagem corporal pode ajudá-lo numa entrevista”.

 4. Não consegue responder a uma pergunta com uma frase

Se não consegue responder a uma simples pergunta com apenas uma frase e tem sempre que comentar algo relacionado com a pergunta ou acrescenta mais alguma informação é possível que esteja enquadrado entre os mais faladores no trabalho. Tente responder rapidamente à pergunta que lhe é colocada. Não entre em detalhes, a não ser que tal lhe seja pedido. Faça um esforço para conseguir controlar os seus impulsos. Leia também o artigo Como fintar o ‘stress’ pós-férias no regresso ao trabalho”.

 5. Não pensa antes de falar

Ao responder impulsivamente ou contar histórias da sua vida a todo o escritório, pode estar a divulgar demasiada informação irrelevante para os seus colegas. Além desta partilha de informação ser nociva para a sua imagem pode igualmente afastar alguns colegas. Tenha cuidado com o que conta no trabalho e pense antes de falar. Nem todos os seus colegas querem ouvir as confidências dos seus amigos ou escutar comentários sobre outros colegas. Leia ainda o artigo Cinco estratégias para mudar de emprego”.

Leia também:

Oito tarefas que as pessoas de sucesso fazem à segunda-feira

Salário: Qual a estratégia para pedir um aumento?

Transforme a sua secretária no espaço de trabalho ideal

Como aumentar os rendimentos sem pedir um aumento?

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.