Felizmente nos últimos anos houve grande investimento e motivação em novos projetos lançados por jovens empreendedores e não só. Já são dadas melhores garantias e infraestruturas para que um negócio aparentemente pequeno possa progredir.

A sua ideia não tem de ser segredo, mas antes de a partilhar com alguém deverá ser bem estruturada e deverá saber convencer que será a melhor pessoa para executar a mesma. Só assim os outros terão noção que não vale a pena copiar e, quanto muito, irão querer juntar-se e participar quando deparados com a sua competência. Depois de ter um plano estratégico bem delineado chega a altura de colocar o mesmo em prática. Para tal, siga estas diretrizes:

Comentar com as pessoas mais próximas
Nada melhor que familiares e amigos em quem você confia para falar acerca do negócio. Possivelmente a ajuda não é a esperada, até porque pode ser um público não direcionado para o que tenciona, mas o que se pretende é que comece a articular o seu discurso de forma fluente e percetível. Não obstante, eles poderão dar algumas sugestões de melhoria e ficará com uma noção de quão válida é a sua ideia.

Expor a ideia
O passo seguinte é que consiga expor a ideia do negócio a alguém experiente no mercado. Um ex chefe, um amigo da família, etc... será a melhor pessoa para lhe dar algumas diretrizes, ser imparcial, se considera a sua ideia viável e de que maneira poderá fortalecê-la.

Recrutar
Quando tiver noção que o seu projeto tem pernas para andar chega a altura de se rodear de pessoas que possam levar o projeto avante. Aqui também é conveniente que peça recomendações de alguém e de seguida é tentar convencer os mesmos a trabalharem consigo.

Pitch
Por esta altura já há necessidade de expor a sua ideia ao mundo. Um pitch é nada mais nada menos que uma breve apresentação afim de despertar e criar interesse por parte de um investidor. A apresentação; pode ser verbal ou apresentar 3 a 5 slides; não deverá exceder os 5mn e deve conter apenas as informações essenciais e diferenciadoras: qual é a sua oportunidade, o mercado onde vai atuar, qual a solução que apresenta, os seus diferenciais e o que procura atingir.
Após a criação desta apresentação torna-se imprescindível ir a feiras e apresentar a sua ideia em open pitch, meetups, etc... estas feiras são excelentes oportunidades para comunicar com diversas empresas, trocar contactos e angariar negócio.