Deixamos-lhes aqui alguns pontos-chave para que possa diferenciar-se e destacar-se. A ideia é crescer e desenvolver-se pessoal e profissionalmente, sem prejudicar os outros, e aprimorar o que tem de melhor!
Autoconhecimento
Faça uma leitura sobre si mesmo: pontos fortes e fracos, o que deseja para si, quais as tarefas que lhe proporcionam satisfação, o que realmente quer fazer e conhecer, enfim... estipule bem qual o caminho que quer seguir na sua carreira.
Prepare-se
Tal como há países na vanguarda da tecnologia e da pesquisa em prol de outros, é fundamental que se eduque e invista na sua formação. Será uma boa oportunidade para conhecer outros profissionais, novos assuntos, avaliar o que se investe em determinadas funções e áreas.
Visão macro
O facto de ter sido feita referência a aprimorar o que tem de melhor não descarta que não tenha uma visão alargada do todo, isto é, a ideia é que expanda os seus horizontes por forma a encadear os factos. Por exemplo, se estiver na área de vendas tente perceber como funciona a parte financeira, logística, desenvolvimento, etc...
Idiomas
As línguas poderão ser mais relevantes para certas áreas, é certo, mas é bom ter em consideração se pode vir a ser um requisito na sua área. Aprender e dominar um idioma poderá 'salvar-lhe' em alguma situação e evita constrangimentos.
Networking
Esta ferramenta é excelente para que possa conhecer e manter contacto com profissionais da área. Daqui podem advir oportunidades de trabalho, mais conhecimento sobre determinados assuntos e desenvolvimento de relações comerciais. Por isso já sabe... invista numa rede de contactos!
Ética
Só irá fortalecer-lhe enquanto pessoa e profissional e ganhar o respeito e admiração dos seus colegas. Nunca se esqueça que quem sobe na carreira sem ter participado em nenhum ato ilícito ou sem prejudicar os outros é de vangloriar.
Criatividade
Sugerir, apresentar soluções inovadoras, dar ideias, etc... à partida são sempre bem-vindas. Para além de ser uma boa forma de se destacar e por a funcionar o seu marketing pessoal. No entanto, se não tiver a tal visão macro referida acima, as suas hipóteses de contribuir e consequentemente crescer no seio da empresa serão menores, uma vez que não irá ser capaz de dar uma resposta eficaz ou sugerir algo mais inovador ou concretizável.
Leia ainda:
Comentários