10 atitudes competitivas para ter no trabalho

A competição, quando saudável, é algo benéfico para o sucesso quer dos colaboradores quer da empresa. Saiba como ser mais competitivo e assim destacar-se dos outros.
créditos: pixabay

O sol nasce para todos e a conquista de uma posição não significa que os outros fiquem na escuridão... Competir é válido e legítimo desde que não se perca o respeito pela dignidade alheia. Desde que se iniciam os primeiros passos, o mundo deposita nas pessoas uma sucessão de cobranças e responsabilidades. O que começa com os pais a dizer "não", com o passar de anos as responsabilidades e outros, invadem a vida e moldam a personalidade. Com isto, é fácil a percepção e caracterizar o mundo como um campo de batalha e ter noção que quem se destaca é quem é mais inteligente, mais eficiente, mais forte, enfim... mais do que o outro. Faça por isso, mas faça-o acima de tudo por si. Para dar mais valor a si mesmo, para conquistar o que quer, para se motivar, para dar um bom uso às suas habilidades, mas nunca por despeito.

Esteja 'presente'

Nem sempre é fácil manter o focus no local de trabalho, mas pode ter a certeza que em alguma altura; reunião de trabalho, coffee break, etc; isto vai notar-se. O estar presente é tanto físico como mental e vai ditar o seu percurso e eficiência no emprego.

Seja estratega

Entenda que para alcançar os seus objetivos é preciso ter uma estratégia e não planear apenas na sua cabeça. Determine como, quando e o porquê de cada meta e conte com a ajuda de outros para o fazer.

Trabalhe menos e melhor

Esta é talvez uma das lições mais importantes que é necessário interiorizar quando se fala de trabalho: horas extras e dedicar-se o dobro não significa mais produtividade. O importante é que deixe de ser vítima do ambiente ou das situações e trabalhe de maneira mais eficiente.

Sinta-se poderoso

É importante que se sinta bem consigo mesmo e seja autêntico, quer seja no trabalho quer seja na vida pessoal. Coloque de lado a necessidade de se rotular e aproveite para conhecer outras pessoas em grupos de networking para fortalecer relações.

Networking é essencial

Crie relações com os seus colegas e/ou com outros grupos com interesses em comum, por forma a que haja uma partilha de informação e serviços.

Comentários