Os trabalhos estão cada vez mais loucos: o ritmo aumentou, a pressão também e muitas vezes uma só pessoa faz o trabalho de várias. Então se for o caso de ter um negócio próprio há uma sensação de preocupação constante e parece que nunca consegui desligar desse universo. O desafio está em assimilar que uma coisa é estar alerta em relação ao seu trabalho, e outra é vivê-lo em tempo integral. Todas as pessoas precisam de momentos de descanso, aliás, eles são fundamentais para que estejamos mais dispostos a trabalhar e a aproveitar a vida na sua plenitude. Quando não se sabe separar o trabalho da família, as coisas começam a ir mal para os dois lados. Nestes casos é preciso rever os hábitos e implementar as mudanças necessárias com muita autodisciplina e força de vontade.
Um estudo global da Accenture de 2012, intitulado «Defining Success», mostra que mais de dois terços das profissionais do sexo feminino e masculino de todo o mundo consideram que ter poder significa «ter tudo», ou seja uma carreira bem sucedida e uma vida pessoal preenchida fora do escritório. Este último aspeto é considerado tão importante que muitas pessoas escolhem um emprego com base no potencial impacto do mesmo no equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Cerca de 70% de mulheres e homens acreditam que podem conciliar uma carreira de sucesso com a vida pessoal – no entanto, 50% referem não conseguir «ter tudo ao mesmo tempo». Ainda assim, mais de metade (52%) afirma ter recusado um trabalho devido a preocupações quanto ao impacto no equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
A verdade é que este equilíbrio está no topo das prioridades para uma carreira bem sucedida (citado por 56%), acima da remuneração, do reconhecimento e da autonomia (aspetos referidos por 46%, 42% e 42%, respetivamente).
Adrian Lajtha, ‘chief leadership officer’ (CLO) da Accenture, refere a propósito do estudo: «Ao longo das suas carreiras, os profissionais irão redefinir continuamente as características do sucesso. Para muitos, objetivos de carreira e prioridades pessoais serão determinantes em alturas diferentes ao longo da vida. Enquanto os profissionais de hoje lutam para encontrar o equilíbrio perfeito, as organizações líderes encontrarão formas inovadoras de ajudá-los a desenvolver, crescer e prosperar.»
No estudo constatou-se ainda que a tecnologia desempenha um papel fundamental na obtenção do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, apesar de os participantes expressarem sentimentos contraditórios em relação ao impacto nas suas vidas pessoais. Mais de três quartos (77%) concordam que a tecnologia lhes permite ser mais flexíveis com os seus horários, e 80% afirmam que ter um horário de trabalho flexível é extremamente importante para o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Contudo, 70% dizem que a tecnologia se traduz em mais tempo de trabalho no seu horário pessoal.
Segundo outro estudo realizado pela Braun Research e a Pfizer Consumer Healthcare, Portugal é um dos países europeus onde há maior dificuldade em encontrar um balanço entre o âmbito profissional e pessoal. Assim sendo há algumas medidas simples para obter grandes progressos e aproveitar o melhor da sua vida profissional e da sua vida familiar.
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7 Dicas para conciliar a vida profissional e pessoal:
1. Planeie e organize o seu dia: Esta é a regra de ouro. Quantas horas vai-se dedicar à empresa? Estipule um tempo e seja fiel, estando consciente que depois disso é o momento de ficar em casa com a sua família, ou apenas ter tempo para si. Muitos problemas dos empreendedores surgem devido a uma má administração do seu dia.
2. Separe os universos: Assim como não deve misturar dinheiro familiar com dinheiro da empresa, também não deve levar o trabalho para casa. Isso significa que não deve falar sobre ele constantemente, nem a trabalhar em casa. Se for necessário resolver algo “de última” hora, explique à sua família a situação e informe quanto tempo vai demorar a tratar do assunto.
3. Delegue responsabilidades: Estar atento ao que acontece na empresa é importante, porém não dá para fazer tudo ao mesmo tempo. Este é um dos grandes erros de muitas pessoas. Por isso, delegue responsabilidades e confie em que contratou.
4. Aprenda a dizer 'não': Saber dizer “não” é muito importante, mas poucos entendem a real dimensão desta capacidade. Pois saiba que além de contribuir para que se sinta bem em termos profissionais, é também uma ferramenta essencial para que seja capaz de manter o balanço entre a sua vida profissional e pessoal. Deve ser capaz de estabelecer limites (a si e aos seus empregadores). Caso contrário corre o risco de falhar no trabalho e na vida pessoal.
5. Programe as suas férias: As férias são um período muito importante para poder descansar a sua cabeça. Sejam elas com família, amigos ou mesmo sozinho, veja qual o melhor período para poder fazê-lo e desligue do trabalho durante esses dias.
6. Aproveite a tecnologia: As novas ferramentas estão aí para ser usadas de modo a organizar melhor o nosso trabalho e também torná-lo mais prático e eficiente. Com sistemas adequados à sua realidade, automatize processos, centralize informações e poupe tempo e paciência para fazer outras atividades.
7. Deixe sempre o dia seguinte planeado: Quando chegar ao fim do dia, perca cinco minutos a verificar o que fez e o que ficou por fazer e prepare tudo o que vai precisar no dia seguinte, tanto na parte profissional como na familiar.
Com estas dicas vai conseguir, mais facilmente, manter um equilíbrio saudável entre o trabalho e a vida pessoal. Por vezes pode ser difícil, especialmente na conjuntura atual, mas em algumas profissões é mais fácil do que outras. Foi para perceber esta realidade que, durante um ano, o site de emprego Glassdoor compilou o feedback de pelo menos 75 profissionais de 75 empresas diferentes (dos Estados Unidos da América) com o intuito de perceber quais as profissões que permitem manter este balanço. A pesquisa baseou-se no grau de satisfação dos profissionais inquiridos, com base na sua carga de trabalho e qualidade de vida, sendo que as avaliação variava de 1 a 5, em que 1 é extremamente insatisfeito e 5 extremamente satisfeito. Os resultados permitem chegar assim à lista de profissionais mais satisfeitos com o balanço entre a vida profissional e pessoal, mas revelam ainda que nos últimos anos este equilíbrio tem vindo a decrescer.
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Conheça o ranking das 25 melhores profissões para manter o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal:
1. Cientista de dados
2. SEO manager (ou especialista em SEO)
3. Especialista em aquisição de talentos
4. Gestor de redes sociais
5. Professor substituto
6. Coordenador de recrutamento
7. UX designer (User Esperience Designer)
8. Gestor de marketing digital
9. Marketing assistant
10. Web developer
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