Tal como não existem designers de sucesso sem conhecimento de ferramentas como o Photoshop, também não encontramos técnicos de IT que não dominem a linguagem de código.

Contudo, existem outras competências, para lá das técnicas, que são indispensáveis para o sucesso em qualquer área ou profissão. São conhecidas como as ‘Transferable Skills’, ou ‘Competências Transferíveis’, e representam aptidões básicas para o mundo do trabalho moderno, ou seja, exigidas e avaliadas em qualquer função.

Numa altura propícia à procura de novos desafios, ou a ações de recrutamento, a consultora de RH Kelly enumera e explica a importância das competências que qualquer colaborador deverá ter.

Boa comunicação

Não basta saber falar. É igualmente importante saber ouvir e escrever. O domínio destes três pilares comunicativos é de extrema importância para uma comunicação prática, ágil e eficaz com colegas, supervisores e/ou clientes.

Pensamento crítico

Nem todos os problemas têm a mesma solução. É por isso que a capacidade analítica e crítica é vital para que cada desafio seja compreendido de forma minuciosa e para que a solução seja o mais responsiva possível.

Criatividade

As grandes ideias ficam na história, precisamente, pelo seu grau de inovação. A criatividade pode ser demonstrada de diversas formas e em diferentes planos do trabalho (independentemente da área) e é vista como um dos traços mais importantes nos colaboradores e líderes, sendo muitas vezes o fator diferenciador em vários momentos de decisão.

Trabalho de equipa

São já raras as tarefas atribuídas a uma só pessoa. Aos dias de hoje, trabalhar em equipa e apresentar-se como um elemento valioso para projetos colaborativos é um requisito indispensável a qualquer profissional.

Multitasking

A noção de multitasking é regularmente entendida como a capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo, mas não é isso que se pretende. Esta competência corresponde, sim, à capacidade de saber priorizar tarefas, bem como organizar e gerir eficazmente o tempo útil de trabalho. Ao ritmo alucinante a que muitas vezes se trabalha, esta skill assume particular importância.

Liderança

Envolve a capacidade de usar todas as competências anteriores para inspirar e motivar pessoas a melhorar o seu desempenho e a sua produtividade.

Conhecimentos tecnológicos

São já raros os setores que não recorrem, de uma ou outra forma, à tecnologia. É, por isso, bastante importante estar a par dos mais recentes desenvolvimentos tecnológicos produzidos para o mundo laboral, sejam eles aplicações, ferramentas de trabalho ou simples conhecimento da linguagem tecnológica moderna.

“A importância destas competências vai muito além do óbvio”, começa por referir Vanda Brito, diretora de Recursos Humanos da consultora Kelly.

A responsável salienta que “estas competências podem ditar, em momentos cruciais de decisão, o avanço ou estagnação da carreira”, como por exemplo nos momentos em que procuramos progredir profissionalmente, em que outras funções ou cargos envolvem responsabilidades profissionais diferentes daquelas que tem nas tarefas que atualmente desempenha todos os dias.

“É aqui que entram as competências transferíveis, porque formam uma base sólida que nos permite ser funcionais enquanto aprendemos as novas competências técnicas, específicas da profissão, exigidas para a nova função”, explica Vanda Brito.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.