Mas se não souber gerir o uso dos dados móveis e as chamadas de voz, a despesa no final do mês pode fazer graves danos à carteira. Confira os truques e aprenda a poupar.

Analise todas as propostas no mercado

Se não está fidelizado a nenhuma operadora, analise bem todas as ofertas no mercado. Existem operadoras que fazem ofertas a novos clientes mas tenha atenção aos períodos de fidelização. Se não tem a certeza da rede que quer escolher, não se deixe levar por promessas sem analisar bem as propostas em detalhe. E lembre-se que depois não poderá trocar de operadora enquanto esse período não terminar. Por muito tentador que seja não pagar as primeiras mensalidades, terá de avaliar bem se os custos seguintes compensam esse benefício. Mas antes de mudar de rede, avalie primeiro as ofertas da sua própria operadora.

Escolha bem o tarifário

Mesmo que um certo tarifário seja uns euros mais caro ele poderá representar uma poupança caso se ajuste melhor às suas necessidades. Se está a consumir demasiados dados móveis acabando por comprar pacotes extra no final do mês, talvez seja melhor ponderar trocar para um com um plano de Internet à sua medida. Se não tem noção da rede para a qual faz mais chamadas ou quanto tempo fala em média, pela uma factura detalhada dos últimos três meses e avalie bem os seus hábitos de consumo. A escolha da operadora e tarifário poderá beneficiar dessa análise.

Use o Wi-Fi

Evite consumir dados móveis sem necessidade. Utilize o Wi-Fi sempre que possível e use-o principalmente para descarregar aplicações e jogos. Quase todos os operadores têm hotspots de Wi-Fi grátis espalhados pelas cidades. Se estiver num café ou centro comercial também terá disponível Wi-Fi gratuito.

Faça uso das aplicações

Precisa de fazer uma chamada para o estrangeiro? Se tem internet, utilize aplicações como o Skype, Viber ou Whatsapp e poupa uma chamada internacional. Esta é também uma boa alternativa ao roaming principalmente se for viajar. Use o Wi-fi dos hotéis cafés e restaurantes e use as aplicações para fazer chamadas desses locais. Pode ainda optar por enviar em email ou mensagem escrita poupando alguns euros ao fazê-lo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.