1. Um mentor

Qualquer que seja a fase em que se encontra profissionalmente, um mentor pode dar-lhe insights que irão direcioná-lo no caminho do sucesso. Pedir ajuda a alguém que vê como um líder pode ser intimidante, mas pense que essa pessoa certamente já passou pelos mesmos medos e preocupações que tem agora. Ter um mentor que o encoraja a desenvolver as suas competências e que se preocupa com o seu crescimento pessoal é uma mais-valia assim como uma grande oportunidade de networking e de conhecer líderes na sua área.

2. Um career coach

O que é que um career coach pode fazer por si? E em que é que difere de um mentor? Enquanto o papel do mentor é oferecer apoio e orientação de uma forma mais orgânica, um career coach pode ajudá-lo a estabelecer objetivos específicos para o que pretende alcançar e responsabilizá-lo com resultados mensuráveis. Precisa de ajuda na comunicação? Competências de liderança? Inteligência emocional? Todas estas questões podem constar de um plano individual orientado para o desempenho de forma a ajudá-lo a alcançar o seu potencial.

3. Um consultor de recrutamento

Assim que estiver pronto para procurar um novo desafio profissional, um consultor de recrutamento poderá colocá-lo na direção certa. Com a sua vasta rede de contactos, recursos e acesso a empregos que podem não estar disponíveis nas plataformas de job search, certamente é alguém a quem deve recorrer para ajudá-lo em cada etapa do processo.

4. O seu atual líder

Um líder pode ser alguém que admiramos ou a razão pela qual estamos a considerar uma mudança de carreira. Ainda assim, o seu atual líder pode fornecer-lhe conhecimentos sobre o que quer (ou não quer) num emprego. Um bom líder pode orientá-lo e agir como um modelo a seguir para a forma como quer ser.

5. Um(uns) Cheerleader(s): família e amigos

Até podem não saber ao certo qual é o seu trabalho, mas a família e os amigos são os nossos maiores apoiantes. Embora possam não estar na melhor posição para oferecer conselhos profissionais, o apoio emocional é fundamental para ajudar a ultrapassar os dias mais cinzentos.

Ter uma carreira de sucesso sem muita ajuda não é impossível, mas quando está rodeado de um grupo de pessoas que têm os seus melhores interesses em mente, tudo fica mais fácil. Embora a responsabilidade da progressão profissional seja individual, é benéfico procurar outros para expandir a sua rede de networking, desenvolver competências necessárias e adquirir conhecimentos valiosos para apoiar a tomada de decisões.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.