Como a sua utilização diária é quase inevitável, é preciso ter cuidados redobrados com a sua utilização. É comum vermos que estes cartões estão sujeitos a tentativas de fraude, que podem ter consequências financeiras para o seu utilizador.

Uma das fraudes mais conhecidas é a técnica do skimming, um método de clonagem de cartão. O cartão é passado num terminal falso ou manipulado, fazendo a leitura não autorizada dos dados através da banda magnética. Ao recolher os dados, estes podem ser utilizados em futuras transações fraudulentas.

Para poder-se proteger destas manipulações, deixamos-lhe cinco cuidados que deve ter com o seu uso:

1. Verifique o estado do terminal

Como o skimming acontece em terminais fraudulentos, verifique o estado do aparelho e o seu normal funcionamento. Geralmente os terminais em grandes superfícies comerciais encontram-se em bom estado, mas noutros locais pode ser duvidoso. Se não tiver certezas, utilize outra forma de pagamento.

Evite pagar contas em terminais públicos, preferindo os específicos de balcões de bancos. Deve também confirmar sempre o valor a pagar antes de efetuar o pagamento.

2. Proteja o seu PIN

Para utilizar o cartão multibanco, se não escolher a opção contactless, terá de introduzir o seu PIN. Deverá assim tapar o teclado para que não vejam a combinação. Pode tapar com os dedos ou com o braço para maior privacidade, evitando que alguém veja ou que potencialmente esteja a ser filmado. Há terminais que já têm formas de dar maior proteção ao consumidor e aconselhamos que tenha o PIN em mente, evitando apontá-lo no smartphone ou noutros aparelhos que podem também ser acessíveis.

3. Use com moderação o contactless

A modalidade de pagamento contactless permite que pagamentos até 20€ sejam feitos sem ter de inserir o cartão no terminal ou de colocar o código PIN. Estes pagamentos tornam-se ainda mais fáceis, contudo reduzem os passos de segurança e podem expor mais o seu cartão.

Antes de fazer este pagamento, confirme o valor no visor e peça o comprovativo de pagamento. Se a operação falhar, aconselhamos a não repetir a mesma, pois pode ser um aparelho manipulado, que terá mais uma oportunidade de receber os seus dados. Deve apenas repetir o pagamento desta forma por pagamento mal sucedido – geralmente irá ver no leitor TPA uma mensagem como "compra anulada".

4. Olhe sempre pelo seu cartão

Em lojas, pagar com multibanco é tão usual que já nem ligamos ao ato em si. Entregamos o cartão de multibanco ao funcionário, sem notar. Deve ainda assim sempre olhar para o seu cartão, para perceber se pode ser manipulado ao passar por outro terminal que não deu conta.

Se o cartão não estiver a funcionar e o funcionário afastar-se com ele, tente acompanhar para que veja sempre o seu cartão. De preferência, não dê o seu cartão. Mostre o mesmo para efeitos de pagamento e pergunte se pode inserir no terminal. Em pagamentos de contactless, prefira ser a pessoa que manuseia o mesmo pedindo ajuda se necessário.

5. Tenha o contacto da linha de apoio ao cliente

Se desconfiar que o seu cartão foi clonado em algum momento ou que esteja a ser indevidamente utilizado, deve contactar a entidade emissora do cartão e explicar o sucedido com o máximo de informação possível.

Este alerta permite que a entidade financeira esteja atenta aos movimentos da sua conta, pelo que se algum valor for utilizado pode não ser da sua responsabilidade. As movimentações consideradas ilícitas, mas realizadas antes desta comunicação, são da inteira responsabilidade da pessoa até ao valor de 50€, pelo que sugerimos estar em contacto com o seu banco para estas eventualidades.

No caso de a caixa multibanco reter o cartão sem razão aparente, deve contactar também a entidade responsável pela emissão do cartão. O terminal de pagamento pode estar a ser alvo de manipulação, pelo que a saída simples do cartão pode não resolver o problema.

Faça pagamentos de forma cómoda com estes cinco cuidados, protegendo os seus dados de forma segura.