Todos os líderes são especialistas em comunicar. Sempre que falam, os líderes conseguem captar a atenção da audiência e inspirar a conseguir mais do que seria possível. Barack Obama, Steve Jobs, Martin Luther King ou Abraham Lincoln são alguns exemplos de líderes que ficaram conhecidos pelas suas capacidades de comunicação. Estes grandes comunicadores procuraram transmitir uma mensagem e aumentar a sua influência. Conheça os dez segredos de comunicação que deve seguir para tornar-se um grande líder do seu negócio. Leia o artigo: Nove sinais que não é um bom chefe
1. Conhecem a audiência
Os grandes líderes não procuram mostrar o seu conhecimento, parecer importantes ou aumentar os seus egos. Em vez disso, procuram saber aquilo que as pessoas precisam de ouvir e como podem transmitir uma mensagem que perdure. Isto não significa que os líderes comuniquem à audiência o que elas querem ouvir. Optam antes por contar o que elas realmente precisam de saber, mesmo que as notícias sejam más. Leia o artigo: Sete dicas da "Guerra dos Tronos" para ser um bom líder
2. São peritos em linguagem corporal
Os bons comunicadores estão constantemente atentos à reação dos seus ouvintes. São rápidos a perceber alterações na expressão facial e na linguagem corporal porque sabem que este é o único ‘feedback’ que algumas pessoas vão dar. Os líderes aproveitam assim para adequar a sua mensagem e ajustar o seu estilo de comunicação. Como a linguagem corporal pode ajudá-lo
3. São honestos
Para que a comunicação seja eficiente, os grandes líderes sabem que é preciso existir honestidade. Ao terem grandes responsabilidades, os líderes compreendem que as palavras vão ser escrutinadas por todos. Por isso, quando não podem partilhar certas informações são sinceros e admitem que não podem falar sobre determinado assunto. Leia os 10 mandamentos de um bom líder
4. São autênticos
Tentar ser algo que não são, não é comum entre os empreendedores. Mark Zuckerberg e Steve Jobs têm em comum a opção por roupa casual, como calças de ganga e t-shirts, quando estão a fazer apresentações, divulgadas para todo o mundo. Ao manterem-se fiéis à sua personalidade, fazem com que as pessoas acreditem na mensagem que estão a passar. Aprender a ser líder com os fuzileiros da Marinha
5. Falam com autoridade
Serem ambíguos, insípidos ou apagados é algo que os grandes comunicadores tendem a evitar. Em vez disso, são diretos e concisos quando precisam de passar a mensagem de que é necessário existir alterações no futuro. Sabe qual é o seu perfil de líder?
6. Sabem ouvir
Saber ouvir é uma das maiores capacidades dos líderes. Como a comunicação é uma “rua com dois sentidos” verificam várias vezes que é a ouvir os outros que compreendem o que está a acontecer. Ouvir ativamente o que está a ser dito, focar na mensagem que está a ser passada e perceber a perspetiva da outra pessoa são alguns dos traços que fazem dos grandes comunicadores, também grandes líderes. Sete sinais que não está destinado a liderar
7. Admitem erros
Quando cometem erros, os grandes líderes admitem. Não deixam que seja outra pessoa a identificar o erro e apontar a culpa. Assumem a responsabilidade do erro, mesmo que possam ser facilmente desculpados, sem drama ou falsa humildade. O que um chefe nunca deve dizer
8. Pedem ‘feedback’
Para que percebam que a sua mensagem está a ser passada corretamente, os líderes pedem muitas vezes ‘feedback’ para os seus discursos ou comunicações. Perguntam muitas vezes se a mensagem está a ser passada corretamente e se não o conseguirem fazer, não culpam a audiência. Em vez disso, alteram o discurso e tentam de novo. 10 'apps' para ajudá-lo a ser um bom líder na sua empresa
9. São proativos
Para que não existam problemas, os líderes são rápidos a antever erros e a corrigi-los. São rápidos a transmitir más noticias, antes que os rumores se espalhem e dão objetivos concisos e claros e quais os caminhos a seguir para que as suas equipas não percorram outra direção. Sete lições de gestão dos atletas de alta competição
10. Falam com os grupos como se fossem indivíduos
Os líderes conseguem adequar de forma simples e concisa o discurso para grupos, de forma a que seja percebido por cada indivíduo. Sabendo como trabalhar a sala onde estão inseridos, seja uma conferência ou uma reunião de trabalho, a mensagem consegue atingir os indivíduos presentes como se estivesse a ser uma conversa.
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