Olhar
Como a personagem faz o contacto ocular com o consumidor, irá definir se lhe está a fazer um pedido ou uma oferta/oportunidade.
Se a personagem olha, olhos nos olhos do leitor,irá ser precedido como um pedido.
É como se, a personagem exigisse, esperasse algo ou alguma acção do consumidor, parece pedir com benevolência para que o consumidor compre e além disso o texto escrito fortalece o pedido em tom de "ameaça": “O último que comprar...; Faça como...!;Compre já!; Aproveite já, ...”.
Se a personagem não olha para o consumidor, serve para fazer uma oferta ou dar-lhe a "oportunidade" de ser como a personagem.
Neste caso, o intuito não é aproximação, antes pelo contrário, é um distanciamento, é para colocar a personagem numa posição que não a mesma do consumidor e seduzi-lo a adquirir o produto para alcançar ou estar na mesma posição da personagem.
" Quero ser como o Cristiano Ronaldo! Logo tenho de comprar..."
Distância
O tipo de corte, da parte do corpo utilizado na fotografia, determina a distância social entre a personagem e o consumidor.
Desta forma, se o plano for aberto ou geral, exibindo o corpo inteiro da personagem, pode-se dizer que a distância que se estabelece entre a personagem e o consumidor é máxima, conferindo um carácter de impessoalidade, ou seja, a personagem e o consumidor não se conhecem, a personagem parece estar distante e muitas vezes não olha para o consumidor para que este assuma somente a postura de um mero observador.
" Uaauuu! Olha o que ele usa! "
Se apresenta um plano médio, ou seja, corte pela cintura da personagem, pode dizer-se que a distância social estabelecida é intermediária, nem máxima, nem mínima. Assim, a personagem apresenta-se ao consumidor como alguém conhecido, em quem pode confiar. Não é nenhum desconhecido, mas, ao mesmo tempo, não é nenhum amigo íntimo.
Se o plano é somente dos ombros para cima e onde a cara é a parte com maior destaque, serve para ser percebido como amigo intimo e em quem confia, e é aquele de quem ouve conselhos sobre os produtos que deve usar.
Poderá ter também a intenção de demonstrar a eficácia dos efeitos que pode obter com o uso de determinado produto, quando se trata de produtos de beleza.
Relação "Poder" com o consumidor
A perspetiva em que a personagem é colocada ajuda a dar ou retirar "poder" e/ou autoridade ao consumidor, porque quando reconhecemos autoridade temos tendência a seguir ordens sem pensar muito nisso.
Quando a personagem está representada a olhar para cima, é o consumidor que controla e que se encontra em posição de poder e decidir o que quer.
"Preciso de ti"
Quando a personagem olha olhos nos olhos do consumidor, existe igualdade de poder entre os dois.
" Tu és como eu!"
Quando a personagem olha para baixo ou tem o queixo levantado, acaba por colocar o consumidor em situação de inferioridade ou elevar o estatuto da personagem.
" Eu sei e respeito o que diz" ou "Quero ser como tu!"
Pupilas
As pupilas aumentam quando gostamos de algo, por isso muitas vezes são manipuladas, aumentando-as para demonstrar esse mesmo gostar inconsciente por parte das personagem.
" Se ele gosta, eu também gosto"
Alexandre Monteiro
Especialista em Comportamento Humano | sou@pessoab.pt | Visite os Segredos da Linguagem Corporal
Nº1 Nacional a partilhar a Linguagem Corporal para todos
Comentários