Não há ninguém que não gostasse de alterar alguma coisa na sua vida. É certo que há factores que, infelizmente, por diversas circunstâncias, tornam mais complicado uma mudança. No entanto, há outras coisas que é possível mudar e que só trazem uma melhor qualidade de vida ao nível do bem-estar, saúde e vida profissional.

Por muito que se pense em alterar alguma coisa, até o deitar mais cedo por exemplo, a tendência é achar que vai ser complicado fazê-lo. Ora, se pensarmos que um bebé aprende as coisas na base da repetição e todos nós já o fomos, porque não começar por aí? Provavelmente está a pensar “Então, mas vou criar mais uma rotina quando já tenho tantas?” o que é completamente compreensível, no entanto, há rotinas que são extremamente positivas e fazem com que o seu dia corra melhor e, por conseguinte, adquira uma melhor qualidade de vida a médio e longo prazo.

As rotinas são extremamente importantes para implementar hábitos produtivos, a concentrar-se naquilo que é realmente importante e contribuem para a concretização de objetivos. O simples hábito de começar o seu dia com um bom pequeno-almoço em casa e sentado, por exemplo, faz com que não comece o dia stressado. Isso implica levantar-se mais cedo? Pois bem, deite-se mais cedo. Acredite, esta é uma rotina que só lhe vai fazer bem à saúde e dar-lhe mais energia durante o dia. Por isso, nada como adotar um ou outro hábito, criar uma rotina, ter noção que melhorou com os mesmos e abraçar outros novos. Para isto basta delinear uma estratégia:

- Implementar o desafio durante unm mês onde se concentra apenas na mudança que quer fazer;
- Escreva sobre aquilo que o motiva para tal, quais serão os possíveis entraves e as estratégias para os colmatar;
- Fixe-se e dedique-se a 100%;
- Registe o progresso diariamente;
- Dê a conhecer o seu objetivo a um amigo, até porque em momentos mais difíceis o mesmo pode ajudá-lo;
- Dê a si mesmo uma recompensa por cada vitória;
- Caso não tenha sucesso, tente perceber o que correu menos bem e defina uma nova estratégia.

Não obstante os hábitos que queira implementar, há aqueles que deveriam ser inerentes ao modo de estar na vida, uma vez que só lhe irão beneficiar e aumentar o seu bem-estar. Assim, aconselhamos alguns para que possa entrar em 2018 a trabalhar e incrementar os mesmos:

Pensamento positivo – não precisa de ser aquele otimista sem nenhum tipo de noção, até porque facilmente se transforma numa certa ingenuidade e onde a desilusão pode tornar-se uma constante. No entanto, o pensamento positivo ajuda-o a ver o mundo com outros olhos e a conquistar mais facilmente o que pretende, contrariamente aos negativos que, para além de relacionados com o fracasso, não são de todo motivacionais. Comece a estar mais consciente aos seus pensamentos e autocríticas negativas e anote as mesmas sempre que surgirem. O mesmo deverá ser feito face a terceiros e situações. Com o tempo vai ver que irá começar a converter o negativo em positivo e tudo irá fluir melhor. Exemplos como “Ainda falta tanto tempo” para “Já só falta isto” são muito simples, mas fazem toda a diferença.

Exercício físico – 'mente sã em corpo são' não é uma frase feita e até deveria ser usado como mantra. Já para não falar da parte estética, a prática faz com que se sinta bem consigo mesmo e não só a nível físico. Irá sentir-se com mais energia, mais bem disposto, incentiva e potencia a criatividade, diminui os níveis de stress, minimiza uma série de possíveis doenças e reforça o pensamento positivo. Em suma, proporciona-lhe todo um bem-estar a nível físico e emocional.

Risque o que não é necessário – infelizmente tende-se a valorizar e a dar prioridade a coisas erradas. Deve começar por identificar quem e o que são as coisas importantes na sua vida, aquelas sem as quais não consegue viver. Por vezes dá-se mais atenção a coisas supérfluas sem ter noção que as outras se estão a degradar aos poucos, o que a longo prazo pode ser destrutivo e nem sempre à volta a dar. Portanto, foque-se no que é essencial e a sua vida vai ficar bem mais simplificada.

Elimine o multi-tasking – é certo que já foi considerado uma grande qualidade e não tem de o deixar de ser em ocasiões e situações corriqueiras, mas quando se fala em temas que envolvam mais responsabilidade, o melhor é adotar o single-tasking. Ao estar a saltar de uma tarefa para outra o que vai acontecer é que só estará a 'tapar buracos', visto que nenhuma delas está a ser feita a 100% e torna-se mais difícil concretizar os objetivos. Assim, dedique especial atenção a uma coisa de cada vez. A eficácia será atingida, será mais produtivo e andará menos stressado.

Um objetivo de cada vez – na senda, concentrar-se num objetivo de cada vez impede que disperse a sua energia e concentração e será bem mais infalível de concretizar. Desmembre o objetivo em vários e passe por todas as etapas até à meta final.