Há quem tenha o azar de perder determinados itens e há quem tenha a sorte, ou talvez não, de se deparar com eles e ter o instinto de os apanhar do chão. A maioria das vezes não há grandes consequências, mas as mesmas podem surgir e tornar aquilo que é feito sem maldade e muitas vezes com alguma ingenuidade, em finais infelizes.

Auriculares

À primeira vista parecem impecáveis, mas tal como não usa a escova de dentes de outra pessoa ou nem apanha um tecido caído para voltar a aproveitar, o mesmo acontece com este artigo. As borrachas ou as espumas protetoras estiveram nos ouvidos de alguém que, ainda por cima, você não sabe quem é. As mesmas acumulam bactérias como staphylococcus, sendo estas as responsáveis por infeções e doenças. O melhor é apanhá-los com a ajuda de um lenço e colocá-los no caixote do lixo.

Facas ou outros objetos cortantes

Por muito que lhe pareçam em bom estado ou que até lhe pareçam ser de coleção, não vale a pena correr o risco. Como não sabe se os mesmos foram usados em atos ilícitos, mais vale não se aventurar. Pense assim, que você saiba nunca aconteceu, mas há sempre uma primeira vez para tudo.

Alfinetes, agulhas e seringas

É só pensar que pode contrair o vírus da hepatite B...

Cartão SIM

Sabia que a maioria das vezes o cartão é jogado fora propositadamente? Pois bem, não sabendo quem foi o antigo dono, não vale a pena começar a receber chamadas inconvenientes ou quiçá da polícia, a dizer que esse cartão é de um telemóvel roubado, por exemplo.

Animais

Neste caso referimo-nos a lagartas, ouriços e passarinhos ainda bebés. Imagine que está a passear num parque e vê um destes caído no chão. Já para não falar da probabilidade dos pais estarem a procurar por ele ser muito grande, em sua casa não terá condições para alimentar um passarinho bebé, uma vez que a alimentação deles consiste em larvas e outros do género.

Por outro lado, algumas lagartas podem ser venenosas e os ouriços portadores de doenças.

Carteira e joias

Bom, esta é só para prevenir uma situação, ou seja, apanhar uma carteira do chão para a devolver é, sem dúvida, um ato altruísta. No entanto, esteja atento a quem está à sua volta. Não sabe se lhe aparece um golpista à frente que o faça “cair” em algum esquema portanto, se suspeitar que está alguém a olhar para si ou muito próximo de si, mais vale ignorar e deixar a boa ação para outra vez.

Na senda, também uma joia bonita e reluzente pode ser um esquema de fraude e, por muito que ache que nunca irá cair em nenhum, há aldrabões que têm o dom da manipulação. Nunca se esqueça de olhar à sua volta.

Objetos metálicos suspeitos

Por cá a probabilidade é menor, mas numa viagem que faça é preciso ter alguma cautela. Caso esteja perto de uma zona onde saiba que foi usada para algum tipo de ação militar, o melhor mesmo é deixar estar no chão aquilo que até pode ser um dispositivo explosivo e alertar as autoridades para o facto.