1.     Seja educado e cortês

É a dica mais básica e elementar de todas, mas nem por isso menos importante. A educação faz parte das regras de boa convivência. E já sabe, comportamento gera comportamento. Se for educado e simpático com os seus colegas de trabalho, terá maiores probabilidades de eles lhe retribuírem da mesma maneira.

2.      Comunique de forma eficaz  

É impossível construir uma boa relação sem comunicação. E nas relações profissionais não é diferente. A melhor forma de conhecer os seus colegas e estabelecer uma ligação com eles é através da comunicação. Tente perceber qual o meio/forma de comunicação mais adequada para cada colega (seja pessoalmente, email, telefone ou outros meios ao seu dispor) e faça uso dessas preferências para chegar até eles. E, claro, assegure-se que comunica de forma eficaz e sem margem para dúvidas ou mal-entendidos.

3.     Disponibilize-se para ajudar

Estar disponível para ajudar os seus colegas (mesmo que em pequenas tarefas, quando necessário) é uma boa maneira de criar uma relação saudável com eles. Desta forma eles vão perceber que podem contar consigo e, certamente, vão retribuir a ajuda quando for você a precisar. E o contrário também pode funcionar. Se necessitar de ajuda não se coíba de pedir ajuda aos seus colegas. Afinal estão todos no mesmo barco e o sucesso de todos depende da colaboração do grupo.

4.     Evite temas de conversa controversos

Política e religião são apenas dois dos exemplos que devem ser tratados com cautela. Lembre-se que todos têm direito à sua opinião e muitas vezes elas divergem de pessoa para pessoa, além de que para muitos são questões do foro pessoal. Trazer estes assuntos “à baila” pode gerar conflitos ou mal-estar no local de trabalho. O melhor é evitá-los.

5.     Evite criar intrigas

Ou simplesmente participar delas. Alimentar boatos ou intrigas só vai servir para dificultar o seu relacionamento com os seus colegas de trabalho. Fique fora delas.

6.     Seja um bom ouvinte

Mostre-se disponível para ouvir as opiniões ou ideias dos seus colegas. Verá que eles se vão sentir mais confortáveis e terão mais facilidade em comunicar consigo ou até dirigirem-se a si para pedir uma sugestão.

http://www.e-konomista.pt/

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.