Os aparelhos invisíveis são cada vez mais uma preferência para quem precisa de alinhar a posição dentária e compor o seu sorriso. Graças à evolução tecnológica, estas goteiras transparentes permitem obter uma eficácia e segurança semelhantes a uma abordagem tradicional.
Assim como qualquer outro tipo de aparelho, estes alinhadores devem ser limpos regularmente, de forma a remover todas as bactérias inerentes da sua utilização. Para garantir que o está a fazer da forma correta, a equipa do Instituto de Implantologia partilha consigo os quatro passos essenciais que garantem uma correta higiene destes aparelhos:
- Comece por enxaguar os seus alinhadores com água para remover quaisquer tipos de detritos;
- Com um sabonete líquido, escove com uma escova de dentes de cerdas macias os seus alinhadores. Não recomendamos a utilização de pasta de dentes na lavagem, devido às suas especificidades abrasivas. Certifique-se que escova todas as superfícies dos alinhadores, incluindo as bordas e as superfícies internas;
- Enxague os alinhadores de novo com água para remover qualquer resíduo de sabão ou da solução de limpeza que possa ter utilizado;
- Por último, seque os alinhadores com uma toalha limpa ou um lenço de papel.
É de extrema importância limpar os seus alinhadores regularmente para evitar o acumular de resíduos. Caso não faça uma limpeza adequada, isto pode provocar consequências como o aparecimento de mau hálito e, potencialmente, levar à cárie dentária.
Além disso, é igualmente importante manter uma correta rotina de higiene oral. Escovar os dentes e utilizar a fita dentária, devem ser passos obrigatórios antes de colocar os seus alinhadores. Apenas desta forma é possível manter tanto os dentes como as gengivas saudáveis durante todo o processo de tratamento.
Um artigo do médico dentista António Lucas, do Instituto de Implantologia.
Comentários