Os aparelhos invisíveis são cada vez mais uma preferência para quem precisa de alinhar a posição dentária e compor o seu sorriso. Graças à evolução tecnológica, estas goteiras transparentes permitem obter uma eficácia e segurança semelhantes a uma abordagem tradicional.

Assim como qualquer outro tipo de aparelho, estes alinhadores devem ser limpos regularmente, de forma a remover todas as bactérias inerentes da sua utilização. Para garantir que o está a fazer da forma correta, a equipa do Instituto de Implantologia partilha consigo os quatro passos essenciais que garantem uma correta higiene destes aparelhos:

  1. Comece por enxaguar os seus alinhadores com água para remover quaisquer tipos de detritos;
  2. Com um sabonete líquido, escove com uma escova de dentes de cerdas macias os seus alinhadores. Não recomendamos a utilização de pasta de dentes na lavagem, devido às suas especificidades abrasivas. Certifique-se que escova todas as superfícies dos alinhadores, incluindo as bordas e as superfícies internas;
  3. Enxague os alinhadores de novo com água para remover qualquer resíduo  de sabão ou da solução de limpeza que possa ter utilizado;
  4. Por último, seque os alinhadores com uma toalha limpa ou um lenço de papel.

É de extrema importância limpar os seus alinhadores regularmente para evitar o acumular de resíduos. Caso não faça uma limpeza adequada, isto pode provocar consequências como o aparecimento de mau hálito e, potencialmente, levar à cárie dentária. 

Além disso, é igualmente importante manter uma correta rotina de higiene oral. Escovar os dentes e utilizar a fita dentária, devem ser passos obrigatórios antes de colocar os seus alinhadores. Apenas desta forma é possível manter tanto os dentes como as gengivas saudáveis durante todo o processo de tratamento.

Um artigo do médico dentista António Lucas, do Instituto de Implantologia.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.