Os tendões são cordas fibrosas de tecido consistente que unem músculos e ossos. Quando rompem geram tendinite. A idade, a prática de exercício físico intenso ou de tarefas repetitivas são factores de risco.

Trata-se da inflamação de um tendão. As zonas do corpo mais propensas a sofrer uma tendinite costumam ser os cotovelos, calcanhares, joelhos, ombros ou pulsos. A tendinite é mais frequente em pessoas de meia idade ou de idade avançada.

Causas

Pode ser o resultado de uma lesão, de uma sobrecarga no tendão, de uma má postura ou da idade (o tendão perde elasticidade com os anos). Também pode aparecer em doentes com artrite reumatóide ou diabéticos.

Sintomas

Dor no tendão afectado (costuma confundir-se com dor articular) e dores nas articulações próximas. Dor e rigidez que pioram com o movimento, inchaço visível na zona devido à acumulação de líquidos e à inflamação. Outro dos sintomas é aspereza, resultante do contacto entre tendões.

Tratamento

Deve haver repouso, imobilização com tala ou gesso e a aplicação de calor e frio, em função do quadro clínico da pessoa que sofre de tendinite. A toma de anti-inflamatórios não esteróides, como a aspirina ou o ibuprofeno, durante sete a dez dias reduz a dor e a inflamação. Em alguns casos, a administração de injecções à base de corticosteróides e os anestésicos locais revelam-se um procedimento terapêutico útil.

Nos casos extremos de dor persistente típica de doenças como a artrite
reumatóide pode ser necessária a cirurgia, para extrair as zonas
inflamadas

Para complementar o tratamento, são necessárias sessões de alongamento e fortalecimento do músculo e tendão.

Assim recupera-se o correcto funcionamento do tendão, acelera-se a cicatrização e evita-se uma possível recorrência da lesão.

Prevenção

Aconselha-se evitar os movimentos repetitivos e o uso excessivo de uma extremidade, realizar um aquecimento antes de começar a fazer desporto e manter posturas correctas durante qualquer esforço físico.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.