Com o inverno chegam o frio e as constipações, gripes, tosses e alergias. Para além de uma alimentação adequada ao reforço do sistema imunitário, existem alguns produtos naturais que podem dar uma ajuda preciosa na prevenção e combate aos problemas mais típicos.

Com a ajuda do médico de clínica geral Pedro Lôbo do Vale e do naturopata João Beles, apresentamos-lhe os principais remédios naturais.

A ajuda dos produtos naturais

Alguns produtos naturais têm uma ação reconhecidamente protetora. Em Julho de 2007, foi publicado no jornal britânico Lancet Infectious Diseases um artigo sobre a eficácia da toma de extratos de equinácia na prevenção da gripe e na redução da duração dos seus sintomas.

E, segundo um estudo publicado no Archives of Pediatric Adolescent Medicine, em 215 crianças com idades entre um e cinco anos, a combinação de própolis com equinácia e vitamina C reduziu em 55% os episódios de infeções respiratórias.

«Estas substâncias podem ser tomadas como forma preventiva ou então pela sua acção curativa», refere Pedro Lôbo do Vale, que recomenda o reforço das defesas por esta via a partir do fim do verão até meados de março.

Já sobre a forma como se devem tomar, o especialista prefere as cápsulas por serem «fórmulas concentradas de princípios ativos de determinadas plantas medicinais». «Numa infusão ingerimos exactamente as mesmas substâncias, no entanto, a sua concentração será certamente inferior», acrescenta.

Equinácia

Segundo o naturopata João Beles, esta planta medicinal «fortalece o sistema imunológico, aumentando o número e a capacidade dos glóbulos brancos».

Esta planta, um dos medicamentos herbais mais utilizados em todo o mundo, é ainda benéfica para muitas doenças infeciosas, entre as quais, as infeções respiratórias.

A equinácia tem também propriedades antibióticas.

O especialista Pedro Lôbo do Vale refere ainda que «uma solução natural para prevenir as doenças mais frequentes da estação mais fria é a combinação do extrato de equinácia com a vitamina C, para além de reduzir a probabilidade de contrair gripe, esta combinação é capaz de minimizar o período de infeção quando já estamos doentes».

Como tomar

João Beles recomenda a toma de 2 a 4 ml de tintura três vezes ao dia. Em comprimidos, tome 300 a 600 mg, três vezes ao dia. No caso de infecções agudas, tome de duas em duas horas. A sua toma não dispensa aconselhamento médico.

Própolis

Pedro Lôbo do Vale refere que este produto tem um «elevado poder antimicrobiano, estimula o sistema imunológico e é usado para aumentar a resistência do organismo ou como coadjuvante no tratamento de infeções respiratórias».

Contém princípios ativos da ação regeneradora dos tecidos, é antioxidante e regulador do sistema imunológico. «É um antibiótico natural por excelência, atua em infeções causadas por vários tipos de vírus, bactérias e fungos», refere, por seu lado, João Beles. «Aumenta a resistência do organismo às infeções, pois estimula a produção inata de várias células do sistema imunitário», acrescenta.

Como tomar

João Beles recomenda que tome em tintura 3 a 6 ml por dia e, em xaropes e inaladores, tome consoante a indicação da embalagem. Visto ser uma substância derivada das colmeias das abelhas pode provocar alergias, pelo que a sua toma não dispensa aconselhamento médico.

Ajuda extra

O especialista Pedro Lôbo do Vale refere ainda a importância de algumas plantas na prevenção das infeções respiratórias típicas do inverno.

Não despreze o seu potencial terapêutico e proteja-se.

Extrato de sabugueiro

Quando administrado oralmente «reduz a duração dos sintomas de gripe».

Para fazer um chá eficaz contra constipações, faça uma infusão de 15 minutos com uma colher de flores de sabugueiro e uma de folhas de eucalipto. Adicione 2 ml de tintura de propólis e ½ sumo de limão. Beba bem quente antes de se deitar.

Tomilho (óleo essencial)

«Tem uma ação brônquica, expetorante e anti-séptica, sendo por isso indicado para a tosse irritativa, a bronquite e o catarro».

Orégão (óleo essencial)

«É muito eficaz na prevenção da gripe e tradicionalmente utilizado para aliviar a tosse, constipações e gripes, bem como prevenir pneumonias e bronquites».

Texto: Ana Catarina Alberto com Pedro Lôbo do Vale (médico de clínica geral) e João Beles (naturopata)