Antes de mais e para os mais descrentes na naturopatia ou nos tratamentos através das planta, fiquem a saber que a metformina, um dos medicamentos mais utilizado no tratamento da diabetes, é na realidade extraído de uma planta – a Gallega officinalis - comummente chamada de galega ou arruda caprária. É necessário algumas precauções na utilização da planta uma vez que contém algumas partes tóxicas.

A naturopatia tem como objetivo repor o estado de saúde no organismo através de produtos, técnicas e métodos naturais, utilizando alimentação, suplementação, plantas medicinais, homeopatia, florais, psicoterapias e todas as técnicas que provem ser eficazes para ajudar no tratamento ou cura e não apresentem qualquer risco para o paciente.

Mas, como pode a naturopatia ajudar na prevenção da diabetes? Um naturopata pode aconselhar o doente a fazer melhores opções no que toca à sua alimentação e a fazer mudanças comportamentais que podem ajudar na eficácia dos novos hábitos alimentares. A redução no consumo de hidratos de carbono é um imperativo, mas há mais.

Através do uso de suplementos ou de produtos de origem natural, a prevenção da diabetes pode ser mais fácil.

O Picolinato de crómio, segundo vários estudos, ajuda a diminuir os níveis de açúcar no sangue. Com a toma diária recomendada entre 400 a 600 mcg diárias, este suplemento melhora a tolerância à glicose, baixa os níveis de insulina, ajuda a baixar o colesterol total e os triglicerídeos, enquanto aumenta os níveis de colesterol HDL (bom colesterol).

O Ácido Alfa Lipóico ajuda no tratamento das lesões dos nervos periféricos, bem como a baixar os níveis de glicose presentes no sangue, além de ter uma forte ação desintoxicante do fígado.

O melão amargo (Momordica charantia) ajuda a baixar os níveis de açúcar no sangue. É uma fruta muito importante no tratamento natural da diabetes. Pode ser encontrado em cápsulas, mas a melhor forma de o consumir é em sumo, embora seja um pouco amargo. A toma diária deve ser de 60 ml de sumo ou conforme a descrição na embalagem, se for em cápsulas.

Existem, ainda, outros suplementos e plantas que ajudam no tratamento da diabetes, como o ómega 3, extrato de alho, bioflavonoides, feno grego, mirtilos e vitamina C.

Estas são apenas algumas sugestões para que possa tratar e prevenir a diabetes de forma natural. Contudo, deverá sempre consultar um naturopata para um parecer especializado.

Por João Bravo, Naturopata

www.drjoaobravo.com

Para mais informações: info@drjoaobravo.com

Clique em página seguinte para ver uma receita saudável

Sala de abacate

Ingredientes para 2 pessoas:

1 abacate cortado aos cubos

2 tomates cortado aos cubos

½ pimento amarelo cortado aos cubos, sem o talo e sem sementes

1 dente de alho picado

1 cebola picada

Salsa picada

2 nozes picadas

1 colher de sopa de sementes de linhaça trituradas

1 colher de sopa de azeite

1 colher de sopa de vinagre balsâmico

sal marinho q.b.

Pimenta preta q.b.

Preparação: Numa saladeira disponha o abacate, os tomates, os pimentos, o alho, a cebola, as nozes. Tempere com azeite, vinagre balsâmico, sal marinho e salsa e envolva. Polvilhe com as nozes picadas, as sementes de linhaça e a pimenta preta. Envolva bem novamente e está pronto a comer.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.