Não consegui resistir ao desafio apresentada pela revista Prevenir. O que mudou então na minha vida para melhor ao adoptar um estilo de vida mais saudável? Entretanto, defrontei-me com um problema.
Como contar o que de positivo me aconteceu nos últimos dois anos apenas em 300 palavras? Bem, à semelhança do que aconteceu ao meu corpo, vamos lá emagrecer este texto.
Assim, em Janeiro de 2009, era o que se poderia considerar um ser humano obeso. Pesava 114 kg para 1,80 m de altura. Passados 22 meses, perdi 40 kg, pelo que neste momento peso apenas 74 kg.
O que fiz para emagrecer? Uma combinação simples mas muito poderosa. Alterei a minha dieta radicalmente (cortei com doces, fritos, salgados, molhos, etc.) e passei a fazer exercício físico (entre duas horas e meia a cinco horas por semana, de marcha simples ou jogging ligeiro).
Quais os benefícios? Dantes, não tinha forças para nada. Subia umas simples escadas e ficava logo a arfar. A flexibilidade simplesmente não existia. Por exemplo, como era dificil cortar apropriadamente as unhas dos pés...
Trazer as compras para casa, então, era um martírio. Brincar com os filhos, uma dificuldade. Correr para apanhar um autocarro era de gargalhada (simplesmente impossível). Agora, tudo mudou. Acordo todos os dias com imensa energia e uma vontade enorme de viver.
A minha memória melhorou imenso, assim como a capacidade de ultrapassar os pequenos ou grandes problemas do dia a dia. Não calculam a facilidade que tenho agora no relacionamento com os outros. Como a energia é muita e positiva, inscrevi-me em numerosas actividades e em cursos que me colocam constantemente à prova.
Brincar com os meus filhos é agora um prazer duradouro. Sinceramente, a minha qualidade de vida mudou radicalmente para um nível tal que me recrimino ter demorado tanto tempo para decidir mudar. Posso garantir-vos que os benefícios obtidos ultrapassam em muito alguns sacrifícios que inevitavelmente surgem durante o processo de emagrecimento. Portanto, de que é que está à espera para começar a sua dieta e o seu caminho para um novo estilo de vida mais saudável?
Este testemunho é um dos relatos concorrentes ao Passatempo O leitor mais saudável do ano. Para saber quem ganhou, clique aqui.
Comentários