Trata-se da pressão arterial baixa, que pode ser produzida por um ritmo cardíaco mais pausado do que o normal, por uma descida do volume do sangue e pela dilatação dos vasos sanguíneos. Isto faz com que o sangue demore mais a chegar aos órgãos vitais, como o cérebro, dando origem a enjoos e desmaios.

Diz-se que uma pessoa tem hipotensão quando a sua pressão arterial se
situa abaixo de 90/60 mmhg, de acordo com o Instituto Nacional de
Coração, Pulmões e Sangue dos Estados Unidos

Causas

O consumo de álcool ou drogas, ou de fármacos como diuréticos, ansiolíticos e vasodilatadores podem provocar hipotensão, bem como certas doenças, como arritimias, alergias ou diabetes não tratada. Uma hemorragia aguda ou diarreia, permanecer de pé ou sentada muito tempo e não ingerir líquidos suficientes são outros factores que a podem desencadear.

Sintomas

Sonolência, visão turva, debilidade, desorientação, vertigens, enjoos e desmaios.

Prevenção e tratamento

Se uma pessoa desmaiar, deixe-a deitada, mas levante-lhe as pernas de forma a aumentar o fluxo do sangue para o cérebro e coração.

Também é importante que a pessoa se levante lentamente para evitar um novo desmaio. Se os desmaios forem contínuos, há que identificar a causa da hipotensão e tratá-la rapidamente.

Hábitos saudáveis

É fundamental seguir uma dieta rica em legumes e fruta, beber no mínimo dois litros de água por dia e eliminar o consumo de bebidas alcoólicas. Também evite usar laxantes a menos que sejam prescritos pelos médico.