Gordura hidrogenada, ou gordura trans ou parcialmente hidrogenada são expressões que se referem a uma gordura transformada a partir dos óleos vegetais por um processo de hidrogenação em condições de alta pressão e temperatura e durante bastante tempo, tornando-os em gordura sólida.

Esta gordura é altamente prejudicial para a nossa saúde e altamente benéfica para a indústria alimentar, porque permitem:
1 - Aumentar o prazo de validade dos produtos
2 - Não precisam de ambiente especifico para conservar
3 - É mais fácil de transportar e utilizar por se ter tornado sólida após o processo de hidrogenação.

Consequências para a nossa saúde:
1 - Contribuem para o aumento do colesterol LDL
2 – Espessamento das artérias e consequentes problemas cardiovasculares
3 – Aumento da probabilidade de desenvolver cancro, diabetes, obesidade
4 – Esteatose hepática
5 – Hipertensão arterial

Onde se encontra esta gordura? Nos biscoitos, gelados light, chocolates, chips, temperos prontos, margarinas, batatas fritas (tanto de pacote como das cadeias de fast-food), pães de massa doce, leite achocolatado, requeijão cremoso.

Esta gordura é prejudicial para todas as pessoas e no caso dos desportistas ainda é mais grave. Assim como seca e deixa os alimentos crocantes, também se acumula nas veias e artérias impedindo-as de dilatarem com a atividade física em que o fluxo sanguíneo aumenta mas as veias não dilatam para a passagem do sangue. Nos últimos anos têm surgido muitos ataques cardíacos a jovens desportistas que exibiam uma saúde invejável e muitos cientistas têm relacionado estas situações com o consumo desta gordura.



Pela vossa saúde leiam os rótulos. Façam as melhores escolhas! Adotem hábitos alimentares saudáveis. Pela vossa vida!

Isabel Costa

Naturologista e Palestrante

www.alquimiaalimentar.com

isacosta@netcabo.pt