Não são só as más posturas que dão cabo delas.

O stress, o excesso de trabalho, as noites mal dormidas, os movimentos errados e até o facto de levantar pesos excessivos agravam as dores nas costas.

Existem, no entanto, comportamentos e rotinas que deve começar a criar no seu dia a dia:

Mexa-se
Aposte em exercícios que fortalecem os músculos do abdómen, a zona dorsal e que alongam a zona lombar.

Atinja o peso ideal
O peso em excesso sobre carrega a coluna, principalmente se for um abdómen proeminente.

Use bons sapatos
O uso muito frequente de saltos altos e de sapatos instáveis agrava as dores nas costas. Devemos sentir o chão na planta do pé.

Durma bem
Escolha um colchão que seja firme e confortável e use almofadas que apoiem a cabeça mas também sustentem bem o pescoço.

Sente-se direito
As costas devem estar apoiadas fazendo um ângulo recto com as coxas. À secretaria devemos estar o mais simétricos possíveis, escolher cadeiras com apoios para os braços e com uma altura que nos permita assentar os pés no chão e ter os joelhos flectidos a noventa graus.

Atenção à postura
Não fique mais de meia hora na mesma posição. Quando guiar faça intervalos e conduza com as costas apoiadas e os braços e as pernas semi-flectidos.

Nade
O estilo de natação mais adequado para as dores nas costas é o crawl.


Texto: Raquel Amaral com Augusto Faustino (reumatologista) e Duarte Galvão (personal trainer e fisioterapeuta)

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