Não é só o álcool ou um desarranjo intestinal que 'cortam' o efeito de um medicamento. Há outros fatores que influenciam na eficácia dos medicamentos, tais como:

Bebidas

O ato é irrefletido, mas pode causar a ineficácia da medicação. Há certos líquidos que influenciam e enfraquecem o efeito do medicamento, por isso evite fazer a toma com a bebida que estiver mais à mão. Por exemplo, o café e a coca-cola faz com que o medicamento se desintegre muito rapidamente, enquanto que o chá retarda a absorção mesmo. Não obstante, o leite enfraquece o efeito do medicamento. O ideal será tomar sempre com água à temperatura ambiente.

Horas

A hora a que deve tomar a medicação é para cumprir à risca, principalmente se se estiver a falar de antibióticos. É de extrema importância não saltar o horário para que a concentração do medicamento no corpo seja a apropriada.

Quantidade

Caso lhe tenha sido receitado um cocktail de comprimidos não se esqueça de perguntar ao médico se os pode tomar ou não juntos. Em caso de dúvida tome cada um deles com um intervalo de 10mn.

Tratamento pela metade

Quando uma pessoa começa a sentir-se melhor pode cair na tentação de interromper o tratamento. Ora, isto pode fazer com que haja um ressurgimento da doença ou sintomas. A medicação não serve só para melhorar e sim para garantir que não fica nenhum tipo de resquício do problema.

Comida

Há medicação que deve ser tomada aquando as refeições. Caso o seu médico não lhe tenha receitado uma dieta específica, saiba que deve evitar determinados alimentos, uma vez que podem eliminar alguns componentes positivos do organismo. São eles: aveia, hortelã, legumes, cogumelos, abóbora e alimentos integrais.

Guardar

Guardar