Envelhecer é um processo natural, no entanto, isso não supõe que o idoso esteja determinado à ausência de saúde ou à falta de acesso aos meios necessários, que possibilitem o usufruto da qualidade de vida.
Encontrar o equilíbrio, de modo a que os idosos consigam um envelhecimento ativo, deve ser também uma tarefa destinada e exercida pelo conjunto da sociedade.
É importante que as pessoas que estão na terceira idade procurem ter como meta um estilo de vida ativo. Neste sentido, é necessário procurar um tipo de atividade que lhe dê prazer, divertimento e satisfação.
Na prática de atividades físicas e de cuidados de beleza, vários benefícios são adquiridos, tais como a diminuição da depressão, a melhoria da autoestima, a manutenção dos reflexos, a flexibilidade, a mobilidade, entre outras.
Melhorar a qualidade de vida das pessoas mais velhas é uma atitude atualmente levada muito a sério, uma vez que se entende que pode dar origem a menos doenças, ou pelo menos a adiar o seu aparecimento.
A massagem é um dos meios que se pode utilizar para se manter a qualidade de vida dos idosos, ajudando-os e aliviando-os dos problemas mais comuns que aparecem com a idade: artrite, reumatismo, fadiga muscular, perda de elasticidade das cartilagens e dos discos intervertebrais, cansaço geral, ansiedade, depressão, além do mau funcionamento dos órgãos internos, especialmente do coração.
O idoso deverá deitar-se de forma cuidadosa na cama de massagem, numa posição que permita receber o cuidado. As mãos e os pés são membros muito afetados pela idade. Uma massagem nas mãos ou uma massagem nos pés dar-lhes-á a consciência deste membros, melhorando a circulação sanguínea e trazendo mais bem-estar.
As articulações que estejam inflamadas não são massajadas, os alongamentos não devem ser muito vigorosos, as áreas afetadas não devem ser exercitadas em demasia, ao contrário das articulações saudáveis.
Texto: Patrícia Velez Filipe
Terapeuta: Eduardo Mata Vilalta
Fotografia: Alexandre Sá
Fonte: Manual de Envelhecimento Ativo, de Oscar Ribeiro e Constança Paúl, Lidel - Edições Técnicas
Comentários