Chamou a atenção do globo, em 2004, quando se tornou convidado residente no programa de Oprah Winfrey e criou, em 2009, o seu próprio talk-show, que é hoje visto em mais de 100 países.

O médico que todos conhecem fez uma pausa entre gravações e dedicou tempo da sua agenda para lhe contar aquilo que sabe e pratica para ter uma vida mais longa, saudável e feliz.

Com uma agenda tão ocupada, como controla os níveis de stresse?

O stresse faz parte da vida e, portanto, todos devemos saber o que fazer quando ele aparece. Quando começo a
sentir-me stressado vejo como estão os meus ombros. Se estiverem elevados, quase até às orelhas, é provável que esteja stressado. Nessa altura, procuro um local calmo e, durante cinco minutos, respiro profundamente e digo aos meus ombros para relaxar. Desta forma, consigo interromper a produção desregulada de hormonas do stresse, nocivas ao organismo, e seguir em frente.

E o que faz para exercitar a mente?

Exercitar a mente é absolutamente necessário. Está demonstrado que, ao fazê-lo, ajudamos a prevenir a perda de memória, a melhorar a função cognitiva e a tornarmo-nos mais criativos. Um dos meus exercícios preferidos para manter o cérebro em forma é fazer palavras cruzadas. Aconselho que se comece pelos exercícios mais fáceis, mas se progrida rapidamente para os mais difíceis, para se conseguir manter o cérebro ativo.

Também gosto de desempenhar novas tarefas ou as mesmas de maneira diferente. O cérebro tem uma capacidade incrível de se adaptar a novas situações e quanto mais o desafiamos, mais ele será capaz de lidar com novas e diferentes tarefas. A atividade física é uma excelente forma de libertar a mente e também uma das melhores maneiras de manter o cérebro ativo.

Qual é a melhor hora para se fazer exercício físico?

O treino matinal proporciona uma melhor noite de sono. Tem sido demonstrado que as pessoas que fazem exercício físico de manhã dormem mais e passam mais horas em sono profundo, o sono reparador.

Outros benefícios do exercício físico matina incluem a diminuição da tensão arterial, a melhoria da saúde cardiovascular, a diminuição dos níveis de stresse e de ansiedade e um melhor controlo do peso.

Que alimentos são indispensáveis na sua dieta diária?

Existem vários que considero serem essenciais, mas existem três que devemos comer todos os dias, nomeadamente flocos de aveia integral, fruta fresca e nozes. Os flocos de aveia integral mantêm o cérebro saudável e, consumidos sob a forma de papa, ajudam a baixar o colesterol e a manter o coração saudável. Todas as manhãs preparo uma taça de papa de aveia para o meu pequeno-almoço. Por ser rica em fibra dá-me energia ao longo de todo o dia.

Frutos frescos, como a maçã e a laranja, são também ricos em fibra e, como são naturalmente doces, evitam o consumo de açúcares processados. Contêm vitaminas e minerais, especialmente vitamina C e potássio e antioxidantes que ajudam a estimular o sistema imunitário e protegem o organismo dos radicais livres.

Por fim, quem me conhece sabe que não me canso de falar nos benefícios das nozes. É o meu snack de eleição há anos. É rico tanto em fibra como em proteína e, por isso, dá-nos energia e sentimo-nos saciados durante mais tempo. Ao mergulhá-las em água, imediatamente antes de as comer, ganham um sabor doce muito agradável.

Há algum alimento que nunca deveríamos comer?

A carne processada (enchidos, salsichas, fiambre, bacon, entre outros) prejudica qualquer plano de vida saudável e, por isso, está no topo da minha lista das piores coisas que se podem comer. Está repleta de sódio, gordura saturada e colesterol, nocivos para o coração. Os químicos que são adicionados para preservar a carne, juntamente com os nitratos que se formam no fumeiro, podem produzir agentes que aumentam o risco de cancro do cólon. Proponho que optem em alternativa por peixe e frango sem pele, ricos em ácidos gordos ómega 3, que ajudam a diminuir a inflamação e a eliminar o mau colesterol, inimigo de um coração saudável. Podem tomar ómega 3 em suplemento, mas é muito mais delicioso consumi-lo através de uma alimentação saudável.

Enquanto cirurgião cardiovascular que hábitos de vida destaca para manter o coração saudável?

Já toda a gente sabe que a prática regular de exercício físico e uma dieta equilibrada podem ajudar. No entanto, existem outros hábitos que todos podemos adotar para prevenir as doenças cardiovasculares e que muitas pessoas talvez ainda desconheçam. Por exemplo, já foi demonstrado que a poluição sonora, tal como outras formas de stresse, aumenta a tensão arterial e o risco de doença cardiovascular. Portanto, quem está diariamente exposto ao ruído deve certificar-se de que não sai de casa sem protetores para os ouvidos.

O que recomenda como primeiro passo para conseguirmos perder peso?

Uma das melhores formas para dar início à perda de peso consiste em controlar eficazmente as porções do que se consome. As embalagens maiores podem ser atrativas, mas pode tornar-se mais difícil controlar os hábitos alimentares quando se tem muita comida na cozinha.

Proponho que comprem apenas aquilo de que precisam no momento e que poupem algum espaço na despensa e na cintura.

Abrir uma embalagem de um snack enquanto se está ao computador é um gesto simples, mas que pode realmente prejudicar os nossos esforços para perder peso. Os meus conselhos são que nunca comam diretamente da embalagem, pois perdem a noção do que estão a ingerir. Controlem o tamanho das doses, planeando os lanches com antecedência. Preparem logo de manhã pequenas refeições em doses individuais e não comam mais do que o necessário. Ao fazerem tudo isto estarão no bom caminho para eliminar os quilos extra.

Um dia na vida de Dr. Oz

6h00: «Levanto-me e faço o meu treino de yoga».
7h00: «Tomo o pequeno-almoço: iogurte grego com mirtilos e papa de aveia integral com fruta fresca».
9h45: «Como um punhado de nozes antes decomeçar a gravar o programa».
12h00: «Pausa na gravação: saio à rua para meditar durante dez minutos à luz do sol».
17h00: «Tomo uma chávena de chá verde enquanto leio um livro».
19h00: «Caminho durante 30 minutos com a minha mulher».

Yoga, a modalidade favorita de Dr. Oz

Os motivos que justificam a preferência do mediático médico:

- Exercita músculos que habitualmente não têm muita atividade.
- Ajuda a purificar a mente.
- Estimula o sistema linfático ajudando a libertar as toxinas do sangue.
- Melhora a oxigenação das veias.
- Bastam dez minutos por dia para obter todos os benefícios.
- Permite-me centrar a mente em pensamentos positivos.

Perfil

Médico cirurgião cardiovascular no Columbia University Medical Center, nos estados unidos, co-autor dos livros «You» (Lua de Papel) e apresentador do programa de televisão The Dr. Oz Show. Norte-americano, de descendência turca, vive em New Jersey com a sua mulher, com quem teve quatro filhos. Tem 52 anos.

Texto: Vanda Oliveira com Dr. Mehmet C. Oz (cirurgião cardiovascular)
Foto: Barbara Nitke e Kwaku Alston (Sony Pictures Television/ABC)