O Tempo de Protrombina avalia o processo de coagulação e a sua duração. É uma análise que permite detetar patologias que se manifestam por hemorragias e/ou monitorizar doentes que estejam a tomar medicação para diluir o sangue.

O valor de referência do Tempo de Protrombina para uma pessoa saudável deve variar entre 10 e 14 segundos. Se o TP estiver elevado significa que, em caso de haver um corte/lesão, a hemorragia irá demorar mais tempo a parar. 

Situações em que é frequente haver um Tempo de Protrombina aumentado são: deficiência de vitamina K, hemofilia, doenças hepáticas e o uso de anticoagulantes (varfarina). 

Por ser uma análise rápida e de fácil execução e que permite despistar muitas das principais doenças da coagulação, é prescrita antes de procedimentos invasivos ou em casos de história clínica de hemorragias importantes sem causa aparente. 

Com o Tempo de Protrombina calculado o INR que tem como objetivo padronizar o resultado do TP, permitindo comparar resultados e avaliar o efeito do uso medicamentos anticoagulantes. Este valor é usado pelo médico assistente para ajustar a terapêutica anticoagulante ao intervalo terapêutico adequado para cada doente. O valor do INR para pessoas saudáveis deve ser, aproximadamente, 1. Quanto maior for o valor do INR, mais tempo o sangue demora a coagular. Valores de INR superiores a 5 são considerados valores críticos pelo que implicam uma atuação médica para ajuste na dose da medicação.

Um artigo do médico Germano de Sousa, especialista em Patologia Clínica.