O Tempo de Protrombina avalia o processo de coagulação e a sua duração. É uma análise que permite detetar patologias que se manifestam por hemorragias e/ou monitorizar doentes que estejam a tomar medicação para diluir o sangue.

O valor de referência do Tempo de Protrombina para uma pessoa saudável deve variar entre 10 e 14 segundos. Se o TP estiver elevado significa que, em caso de haver um corte/lesão, a hemorragia irá demorar mais tempo a parar. 

Situações em que é frequente haver um Tempo de Protrombina aumentado são: deficiência de vitamina K, hemofilia, doenças hepáticas e o uso de anticoagulantes (varfarina). 

Por ser uma análise rápida e de fácil execução e que permite despistar muitas das principais doenças da coagulação, é prescrita antes de procedimentos invasivos ou em casos de história clínica de hemorragias importantes sem causa aparente. 

Com o Tempo de Protrombina calculado o INR que tem como objetivo padronizar o resultado do TP, permitindo comparar resultados e avaliar o efeito do uso medicamentos anticoagulantes. Este valor é usado pelo médico assistente para ajustar a terapêutica anticoagulante ao intervalo terapêutico adequado para cada doente. O valor do INR para pessoas saudáveis deve ser, aproximadamente, 1. Quanto maior for o valor do INR, mais tempo o sangue demora a coagular. Valores de INR superiores a 5 são considerados valores críticos pelo que implicam uma atuação médica para ajuste na dose da medicação.

Um artigo do médico Germano de Sousa, especialista em Patologia Clínica.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.