Farmácias Portuguesas
Além disso, pode ainda, em certas circunstâncias, ser confundida com rinite alérgica ou com sinusite, situações em que pode ocorrer igualmente dor de cabeça e congestão.
Como a forma de tratar é diferente para cada uma destas situações, é essencial saber distingui-las:
- Constipação – manifesta-se por espirros, nariz a pingar ou entupido, garganta irritada ou dificuldade em engolir, olhos lacrimejantes e diminuição do paladar e do olfato. Por vezes, pode ocorrer febre baixa e dores corporais.
- Gripe –surge de forma súbita com febre elevada, prostração e dores musculares intensas e, em alguns casos, olhos inflamados; só ao fim de dois a três dias surgem os sintomas respiratórios.
- Rinite alérgica –não há febre nem dores corporais e a alergia manifesta-se durante vários dias consecutivos. Os sintomas típicos são espirros frequentes, comichão no nariz ou garganta, nariz a pingar ou entupido.
- Sinusite – caracterizada principalmente por congestão nasal, a qual pode estar associada a tosse noturna, dores faciais e por vezes dores de cabeça, podendo ocorrer febre baixa.
Só um consumidor informado e consciente é capaz de assumir, de forma responsável, a condução da sua saúde. Antes de se automedicar, é essencial que saiba identificar a doença em questão.
Em caso de dúvida, não hesite: desloque-se à sua farmácia e usufrua da ajuda do farmacêutico, o qual o pode ajudar a distinguir as situações acima referidas e aconselhar-lhe as medidas farmacológicas e não farmacológicas mais indicadas a cada situação.
Saiba mais no site das Farmácias Portuguesas
Comentários