Segundo a Direcção Geral de Saúde, o cancro é uma das três principais causas de morte em Portugal.

Esta doença provoca um crescimento descontrolado das células e uma incapacidade de estas morrerem devido a uma mutação no ADN.

A divisão e o crescimento descontrolado das células são características comuns a todos os cancros. Porém, cada tipo tem causas, formas de evolução e tratamentos diferen­tes.

Estas células cancerosas acumulam-se e afectam o órgão ou tecido, impedindo-os de realizar o seu trabalho. Tendem a deslocar-se para outras zonas do corpo, através do sangue ou da linfa, produzindo uma metástase que danifica outros órgãos.

Causas

Em muitos tipos de cancro, a causa continua a ser desconhecida. No entanto, existem factores que favorecem o seu desenvolvimento como o consumo de tabaco, a exposição excessiva a radiações ou à luz solar e certos vírus (como o HPV)...

Sintomas

Os sintomas comuns a todos os tipos de cancro costumam ser febre, arrepios, suores noc­turnos, perda de peso, falta de apetite, fadiga, mal-estar geral.

É importante, contudo, lembrar que muitos tipos de cancro são assintomáticos numa primeira fase (quando os primeiros sinto­mas se revelam o cancro já está numa fase avançada), daí a importância de fazer os respectivos rastreios.


Tratamento

Costuma com­binar-se cirurgia (para remover o tumor) com quimioterapia ou radiação (para eliminar as células cancerígenas que possam ter sobrevivido).
 
Radioterapia É um tratamento indolor durante o qual se reco­menda fazer repouso e seguir uma alimentação equilibrada. Os efeitos secundários são sensi­bilidade na pele, perda de apetite e sensação de cansaço.

Quimioterapia Por causa dos seus efeitos sobre o sistema imunitário, é conveniente evitar o contacto com pessoas constipadas ou com gripe. Deve fazer-se repouso e uma alimentação saudável. Os efeitos adversos são fadiga, náuseas e vómitos, perda de cabelo, anemia e problemas de coagulação.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.