É um dos objectos essenciais no regresso às aulas e dele pode depender a saúde do seu fillho.

Um modelo inadequado ou demasiado «recheado» pode, a longo prazo, traduzir-se em dores nas costas e problemas musculo-esqueléticos. Para evitar estes problemas nada como prevenir, seguindo os conselhos que reunimos para si e que o vão ajudar a proteger a saúde do seu filho.

A febre do trolley

Está definitivamente na moda a «família» de malas com rodas mas a verdade é que o lado prático do trolley desaparece caso o piso seja irregular ou a criança tenha de subir ou descer escadas. Se mesmo assim decidir optar por este modelo deverá ajustar o cabo à altura da criança, de maneira a que ela possa andar sem arrastar a mochila «móvel».

O modelo ideal

A mochila certa para o seu filho deverá ser feita de um material leve e impermeável, ter reflectores, duas alças largas e acolchoadas, a zona de contacto com as costas reforçadas e um cinto acolchoado, de maneira a que fique apoiada na cintura e não sobrecarregue os ombros. Modelos com vários bolsos podem ser uma boa ajuda para repartir o peso, desde que não sejam motivo para que o seu filho ande com mochila «sobrelotada».

O recheio

O peso da mochila nunca deverá ser superior a dez por cento do número de quilos do seu filho. Ou seja, se ele pesar 30 quilos, a mochila não deverá conter mais de três quilos de material escolar. Ensine o seu filho a arrumar a mochila, colocando no seu interior apenas os cadernos, dossiers e livros que vai precisar para esse dia, acomodando-os na região das costas. Depois há que repartir a restante carga de forma equilibrada.

Pronto para arrancar

As alças devem estar ajustadas e usadas sempre em conjunto e a mochila deverá ficar cinco centímetros acima da cintura. Ensine a criança a flectir os joelhos e a agarrar a mochila com as duas mãos antes de a usar.

Texto: Nazaré Tocha

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.