Carne, peixe, pão, fazem parte de um leque vasto de produtos alimentares que se podem congelar. Isto irá retardar o desenvolvimento de micro-organismos devido às baixas temperaturas.

Os motivos para ter excesso de comida em casa podem ser variados: ir de férias, má gestão de recursos, alguém que lhe oferece uma quantidade generosa porque tem uma horta, enfim... Mas, para além de poder optar por cozinhar, fazer várias refeições e depois congelar, nem sempre há ideias ou oportunidade para usar tudo. É certo que alguns perdem algum do seu sabor e não reagem tão bem ao congelamento, mas pode sempre usar noutras receitas. Fique a saber quais os alimentos que se podem congelar e assim evitar a perda.

Banana
Provavelmente nunca lhe passou pela cabeça, até porque ficam escuras quando guardadas no frigorífico. Assim que note que estão a passar do prazo (manchas castanhas ou pretas) opte pelo congelador e depois é só pesquisar receitas e usar em bolos ou queques, caso não as queira comer.

Tomate
Em pouco tempo apresentam sinais de contaminação, como por exemplo bolor. Congele e depois use para molhos e cozidos, fazer arroz de tomate, entre outros.

Café
Não há nada pior que o sabor de café requentado por isso, se fez café em excesso verta o mesmo para cuvetes de gelo e leve ao congelador. Depois use em algumas receitas por exemplo, aqueça leite, misture-o com chocolate em pó ou cacau e quando estiver dissolvido acrescente o café das cuvetes.

Alface
Nada como colocar a alface numa liquidificadora, juntar um pouco de água e levar a congelar em cuvetes. Pode depois usar em cremes, sopas, sumos detox, etc...

Ervas
São das coisas que por vezes se estraga mais porque nem sempre dá para dosear bem as quantidades. No entanto, é algo que pode ir retirando do congelador e ir usando. Pode também optar por picar as mesmas, colocar em cuvetes, cobrir estas com azeite, congelar e depois é só retirar sempre que quiser usar em refogados e dar tempero a qualquer outro prato.

Manteiga e queijo
É conveniente que sejam bem embalados (fechar em vácuo) para evitar o contacto com outros alimentos e que sejam consumidos quando são retirados do congelador.
Os queijos frescos, como ricota e requeijão, são de evitar, uma vez que não reagem bem a temperaturas tão baixas, mas queijos maduros ou curados são uma boa aposta. O brie e gorgonzola perdem um pouco a sua textura e sabor, mas pode utilizar facilmente em receitas.

Ovos
Deverá misturar a clara com a gema e guardar em sacos fechados a vácuo ou em frascos com pouco ar. A única preocupação que deve ter, caso misture mais do que 1 ovo, é anotar as quantidades para quando for a utilizar em algum bolo, por exemplo, não colocar ovos a mais ou a menos.

Uvas
Congele e depois use naquela sangria que tanto gosta ou noutra receita qualquer.

Guardar

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.