Além de ser uma fonte abundante de hidratos de carbono, possui antioxidantes, entre eles a vitamina E, o tocotrienol e ácido ferúlico.

Possui na sua composição uma fibra solúvel, o beta-d-glucano, que foi considerado pela Food and Drug Administration (FDA), um componente responsável pela diminuição do colesterol total e do colesterol LDL, se ingerido numa alimentação diária na proporção de 3g/dia de beta-d-glucano, o equivalente ao consumo de 40g de farelo de aveia ou de 60g de farinha de aveia.

Existe ainda evidência científica relativamente aos seus benefícios na redução do risco do cancro de cólon, no controlo das glicemias, na regulação do trânsito intestinal e no aumento da sensação da saciedade.

Uso culinário:

 Não é comum a sua utilização como acompanhamento de uma refeição principal, todavia sob a forma de farinha ou flocos é utilizada por exemplo para cobrir panados ou dar consistência a alguns pratos.

A sua grande aplicação é nas refeições intercalares, sob a forma de flocos ou farelo, adicionados aos batidos, iogurtes ou leite, mas também utilizado para fazer papas de aveia, biscoitos, entre outras sobremesas.

Informação nutricional dos flocos de aveia/100g:

 Valor energético: 360 Kcal
 Hidratos de carbono: 61,7 g
 Fibra: 6,7 g
 Magnésio: 122 mg

Dra. Joana Pinheiro
(Nutricionista)

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.