O iogurte Skyr é um produto lácteo proveniente da Islândia produzido desde a Idade Média. É formado a partir de leite magro pasteurizado, resultado da ação de bactérias como o Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus, que lhe conferem a textura espessa aliada a um sabor suave mas levemente azedo.
O Skyr é um alimento muito versátil podendo ser adicionado fruta, compota e utilizado em smoothies e molhos.
É ideal para que tipo de pessoas? O Skyr é um produto lácteo que pode integrar no plano alimentar de toda a família, desde a criança ao adulto. No caso das crianças, este alimento ajuda no crescimento ósseo devido ao seu elevado teor de cálcio, embora uma unidade possa ser excessiva devido à sua quantidade de proteína. Deste modo a sua dose deverá ser ajustada ao padrão alimentar de cada criança.
Intolerantes à lactose também o podem ingerir? O iogurte é um alimento que tem na sua constituição bactérias, como a lactobacillus que auxiliam na digestão da lactose, tornando-o mais facilmente digerível. No entanto, nem todos os indivíduos intolerantes à lactose conseguem digerir o iogurte.
Assim, nestes casos, este produto não é o mais aconselhável por não apresentar a vertente sem lactose.
Quais são os benefícios deste iogurte?
- Reforça o sistema imunitário;
- Auxilia o transito intestinal;
- Melhora a flora intestinal;
- Auxilia no processo de perda de peso;
- Promove o aumento da absorção de cálcio e vitaminas e outros minerais;
- Diminui o risco de osteoporose;
- Reduz a atividade da Helicobacter pylori;
- Contém probióticos que contribuem para a estimulação do crescimento de bifidobactérias, responsáveis por inibir a atividade de bactérias patogénicas.
Existem alguns riscos associados ao consumo de Skyr?
Não se conhecem riscos associados ao consumo deste produto quando integrado num plano alimentar saudável.
Este iogurte é ideal antes ou depois do treino?
Este iogurte pode ser um bom alimento para antes ou depois do treino devido à sua composição nutricional. Antes do treino pode ser combinado com hidratos de carbono complexos, como muesli, granola e aveia.
Por ser uma proteína de alto valor biológico, este alimento juntamente com hidratos de carbono simples como mel e fruta poderá ser uma boa opção, também, pós-treino. Pelos benefícios deste alimento, este deve ser incluído em lanches ao longo do dia.
Os seguintes produtos lácteos de uma conhecida marca de iogurtes estão disponíveis em cinco variedades, sendo uma natural e as restantes com sabor a fruta (mirtilo, morango, pêssego-maracujá e framboesa):
As recomendações são da nutricionista Ana Rita Lopes.
Comentários