A fadiga não é apenas cansaço, é uma falta generalizada de energia e motivação que às vezes pode ser sintoma de problemas graves, como depressão, anemia ou problemas de tiróide. No entanto, na maioria dos casos, a fadiga é simplesmente o resultado de hábitos menos saudáveis como a falta de descanso, uma dieta alimentar incorreta, stress no dia a dia ou até excesso de exercício físico.
Diariamente, precisamos de um período de descanso que nos permite recuperar e acumular a energia para o dia seguinte. Contudo, é cada vez mais frequente uma noite de sono não ser suficiente para recuperar forças. Esta falta de energia generalizada é apenas um dos muitos sintomas de fadiga. Outros sintomas usuais poderão ser a respiração acelerada ao mínimo esforço, a falta de concentração, dores musculares, frequentes dores de cabeça e ansiedade. Na base desse cansaço permanente pode estar um estilo de vida pouco saudável, caraterizado por maus hábitos alimentares, situações de excesso de álcool e tabaco, aliadas à quase inexistente prática de exercício físico que originam importantes carências nutricionais.
Se sente que sua vida é prejudicada pela fadiga, os suplementos não devem ser o primeiro passo para a resolução do problema. É mais importante começar por avaliar as suas capacidades de gestão de stress, dieta, exercício físico e hábitos de sono com a ajuda de um profissional qualificado. Mas se já eliminou hábitos pouco saudáveis, descartou problemas médicos e ainda continua com sinais de fadiga, então estes suplementos podem ser eficazes para o(a) ajudar a ter a energia e vitalidade que tanto precisa no seu dia a dia.
Suplementos para reduzir a Fadiga
A fadiga pode ser dividida em fadiga mental ou intelectual (incapacidade de manter uma performance cognitiva ótima) e em fadiga física ou muscular (incapacidade dos músculos funcionarem de forma ótima durante um certo período de tempo). Embora acabem sempre por estar ambas relacionadas, por norma, existe sempre um tipo de fadiga que prevalece. Existem vários suplementos no mercado para reduzir a fadiga mas saliento os abaixo.
Na próxima página: Suplementos para a fadiga mental ou intelectual
FADIGA MENTAL OU INTELECTUAL
Este tipo de fadiga está mais relacionada com maus hábitos de sono, dietas desequilibradas e stress no dia a dia a nível pessoal ou profissional. No que respeita a este tipo de fadiga são benéficos os suplementos que ajudam a fornecer energia.
Multivitamínico e Mineral:
Um suplemento Mutlivitamínico e Mineral completo deve ser utilizado em primeira instância pois, ajuda a colmatar eventual carência de vitaminas ou minerais.
Quando optar por este suplemento tenha especial atenção: Vitamina C, B12, B9, Zinco, Ferro e Magnésio, pois são os nutrientes principais associados à fadiga.
De destacar a Vitamina C, considerada a vitamina energética, por excelência, pois ajuda a combater o stress e a fadiga.
As Vitaminas do complexo B são também importantes pois ajudam a regenerar os tecidos e estão indicadas para as funções cerebrais. De salientar a Vitamina B12 e o ácido fólico (ou Vitamina B9), cujo défice está relacionado com estados de fadiga mental, com perda de memória, confusão e uma má velocidade de reação.
O Zinco e o Ferro para as funções cognitivas (nomeadamente mecanismos de concentração e memória). O Magnésio é necessário para a produção de energia pelo organismo e desta forma pode ajudar em casos de ansiedade, insónias, irritabilidade, depressão, cãibras musculares, entre outras.
Co-Enzima Q-10:
A Co-Enzima Q-10 pode ser benéfica no combate à fadiga, pois a sua principal função é ser responsável pela produção de energia nas células, auxiliando as enzimas nos seus processos.
Ginseng:
No que respeita aos suplementos fitoterápicos destaco a ação do Ginseng, uma das plantas mais utilizadas na medicina tradicional chinesa. De um modo geral, os seus componentes ativos ajudam o organismo a suportar as agressões. Esta planta pode ser útil em casos de fadiga (física, sexual ou mental) e em períodos de excesso de trabalho (físico ou intelectual), pois permite induzir uma melhor produção e/ou utilização de energia com diminuição dos sintomas de exaustão.
Guaraná:
O Guaraná devido ao seu teor de cerca de 5% de guaranina (substância semelhante à cafeína), é utilizado essencialmente como estimulante. Assim, é um constituinte de uma grande variedade de bebidas energéticas, pois ajuda a manter e a aumentar a concentração, ao mesmo tempo que contribui para combater a fadiga. Contudo, os problemas que se aplicam ao abuso de cafeína (insónias, nervosismo, palpitações, etc.) são também inerentes ao guaraná.
Na próxima página: Suplementos para a fadiga física ou muscular
FADIGA FÍSICA OU MUSCULAR
A fadiga física ou muscular resulta principalmente da prática de exercício físico exigente, intensa ou contínua o que leva à diminuição involuntária na intensidade do treino e da motivação.
Cafeína:
A cafeína é um poderoso estimulante que potencia o aumento da energia, retarda a sensação de fadiga e o esgotamento muscular. A suplementação em cafeína pode melhorar o rendimento em diversas modalidades desportivas, incluindo as de endurance, as de caráter intermitente (desportos coletivos) e atividades de alta intensidade, com duração entre 1 a 60 minutos. Desta forma, a cafeína é um dos ingredientes-chave na maioria dos suplementos pré-treino.
BCAA's (aminoácidos de cadeia ramificada):
Os aminoácidos de cadeia ramificada (Ieucina, valina e isoleucina, designados BCAA's) assumem especial importância para atletas e indivíduos ativos, uma vez que promovem o aumento da massa muscular, ajudam à recuperação muscular, previnem a fadiga (física e psicológica) e os sintomas típicos do excesso de treino.
L-Carnitina:
Outro suplemento a salientar é a L-Carnitina, pois converte os alimentos em energia, ou seja, é responsável pelo transporte dos ácidos gordos de cadeia longa, para as mitocôndrias transformando-os em energia. Deste modo, a abundante energia que a L-Carnitina ajuda a criar é benéfica a vários níveis. Como atua diretamente nos tecidos musculares, este nutriente é utilizado por desportistas porque ajuda a aumentar a resistência, a aliviar a fadiga física e mental e a promover a diminuição da massa gorda.
Caso esteja a pensar tomar um suplemento para reduzir a fadiga física ou mental que sente, aconselhe-se sempre com um profissional de saúde para lhe indicar, caso necessário, a melhor opção.
Sofia Pinto
Nutricionista Holmes Place Constituição
Comentários