Farmácias Portuguesas
Nesta época tão especial a alimentação tem um significado cultural e diferente dos restantes dias do ano. É a época em que as famílias se juntam e surgem iguarias típicas da quadra, com cheiros, sabores e cores a que se torna difícil resistir!
Existem, no entanto, estratégias que podem ajudar a viver estes momentos de forma mais saudável, conciliando sabor e saúde à mesa. Para que tal possa acontecer, siga as seguintes sugestões:
- Inicie o dia com um bom pequeno-almoço. Este deverá incluir lacticínios, como o leite, o queijo ou o iogurte (deve preferir as opções magro ou meio-gordo sem adição de açúcar). Em situações particulares poderá optar por bebidas de amêndoa, arroz, soja, entre outras. Inclua cereais e derivados como pão ou cereais (opte pelos efetuados com farinhas pouco refinadas) e ainda fruta, optando por fruta fresca e da época;
- Não se esqueça de fazer 5 a 6 refeições por dia;
- Inicie as refeições com um bom prato de sopa de hortícolas. A sopa tem baixo valor calórico, provoca saciedade, é rica em minerais, vitaminas e fibras, pobre em gorduras, principalmente saturadas, ajuda a controlar os níveis de colesterol e promove o bom funcionamento intestinal;
- Acompanhe as refeições com uma quantidade generosa de hortícolas, como as tradicionais couves cozidas, os grelos e também curgetes, beringelas, entre outras. Todas pobres em calorias, isto se não ficarem regadas por grande quantidade de gordura.
O facto de ser dia de festa não isenta de efetuar uma adequada ingestão de hortícolas.
Os pratos tradicionais da época natalícia, como o peru assado e o bacalhau, são ótimos para uma refeição saudável. O bacalhau cozido com couve e batata, temperado com azeite, é um excelente prato e em nada o fará ficar com peso na consciência. Mas, obviamente, deve ter atenção à quantidade de gordura utilizada e à porção que irá comer.
O peru assado, tão típico desta quadra, pode ser uma opção adequada. Para confecionar este prato, pode utilizar um spray ou um pincel para espalhar a gordura, de forma a utilizar menos quantidade. Não se esqueça de enriquecer o prato com uma boa dose de hortícolas. Quando cozinhar batatas assadas opte por cortá-las em grandes pedaços, para uma menor absorção de gordura!
Feliz Natal!
Texto de Graça Raimundo (Nutricionista)
Saiba mais na Revista Saúda
Comentários