Poderá chamar-se chocorango ou morangolate. A invenção vem do Japão e trata-se de uma curiosa mistura de morango com chocolate criada pela engenharia alimentar nipónica. O fruto tem por fora a sua aparência natural, mas ao trincar-se liberta na boca chocolate branco que está no seu interior, oferecendo, segundo os seus autores, uma surpreendente sensação gustativa. Quer saber com se faz? É simples.

No processo de produção, primeiro faz-se a secagem por congelamento (liofilização) do morango, ou de outro fruto, para desidratá-lo. Depois, o chocolate é colocado no espaço deixado pela ausência de água. E, voilá, nasce assim o morangolate ... ou chocorango! Chamada de infusão em alimentos, a tecnologia foi patenteada pela empresa japonesa FCOM, que já lançou, em quantidade limitada, uma linha de produtos com morangos, milho e kiwis com chocolate branco no seu interior.

Tecnologia na alimentação

A tecnologia de infusão tem origem fora do sector alimentar. A empresa japonesa Placeran, precursora da FCOM no uso da tecnologia, aplica o método em várias áreas da indústria. Por exemplo, os chassis dos comboios de alta velocidade japoneses parecem ser feitos de metal maciço, mas na verdade o metal tem buracos no interior que foram preenchidos com uma substância isolante.

Por detrás desta invenção esteve a necessidade de corrigir um problema: a alta velocidade de rotação dos rolamentos pode gerar eletricidade estática e interferir com os vários sistemas de controlo dos combóios. Através da infusão de substâncias com alta capacidade de isolamento nos buracos abertos no metal dos rolamentos, previne-se a formação de eletricidade estática.

Agora, os ingredientes são bem diferentes, mas a ideia base é a mesma. Aliás, a aplicação deste conceito na indústria alimentar surgiu primeiro para produzir atum gordo, muito apreciado no sushi japonês. Este consistia na infusão de gordura de atum na carne comum do peixe. A Placeran obteve êxito na experiência, mas reorientou a pesquisa para a produção de algo que fosse realmente inovador, o que levou à fundação da empresa FCOM, em 2003.

A nova empresa embebeu então vinho tinto em maçãs e exibiu o composto na Exposição de Alimentos Fabex de 2004, em Tóquio, onde o novo produto chamou a atenção pela sua originalidade. Agora, é a vez do chocorango ou morangolate fazer ser notícia um pouco por todo o mundo...

Fonte: BBC

SSD

08 de Fevereiro de 2008

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