Agora que as férias ficaram para trás, é tempo de educar novamente o seu organismo. A prioridade será a hidratação do seu corpo, tentando beber 1,5 litros de água por dia, e o aumento da ingestão de alimentos que lhe forneçam energia e que sejam nutricionalmente equilibrados. Ficam aqui algumas dicas para si:

Veja o que tem na sua cozinha

Procure verificar o que tem nos armários da cozinha e no seu frigorífico e pense em formas saudáveis de combinar esses alimentos, retirando aqueles que possuem um elevado teor de gordura e açúcar, como as batatas fritas e as bolachas de chocolate.

Aposte em comprar alimentos com mais fibra, como o pão integral e os vegetais de folha verde escura, pois vão prolongar a sensação de saciedade e não lhe vai apetecer “petiscar” tantas vezes. Experimente também posicionar os vegetais e a fruta na parte superior do seu frigorífico para que repare mais nestas ótimas fontes de vitaminas e minerais.

Experimente uma nova receita todas as semanas

O inimigo nº1 de quem procura ter uma alimentação mais saudável é a repetição da constituição das refeições, portanto a sugestão é experimentar novas receitas todas as semanas. Procure modificar as técnicas culinárias que utiliza no seu dia-a-dia, dando preferência ao azeite para cozinhar e temperar, utilizando menos sal na preparação e preferindo as ervas aromáticas para variar o sabor das suas refeições. Outra dica importante será a utilização mais frequente do seu forno, pois é um método culinário saudável em que poupa tempo, desarrumação e muitas calorias.

Faça um diário alimentar

Escreva tudo o que come durante alguns dias num diário, podendo assim controlar as quantidades alimentares que ingere, mas também pode verificar a qualidade do que está a comer no seu quotidiano. Após estes dias, irá perceber o que pode estar a prejudicar a sua tentativa de reeducação alimentar.

 

Jenifer Duarte

Nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição pela Universidade Atlântica e voluntária da Associação de Jovens Diabéticos de Portugal.

Jenifer Duarte colabora mensalmente com o Sapo Sabores.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.