São irresistíveis mas o consumo de ambos deve ser limitado, dado possuírem um teor de açúcar e de gordura muito superior ao do pão. «Tendo de escolher, o pão de leite é menos calórico e tem menos gordura total e saturada, colesterol e açucares. O croissant tem quatro vezes mais gordura do que o pão de leite, o que equivale a um pacotinho e meio de manteiga a mais na sua composição», defende Simone Fernandes, dietista da Associação Portuguesa de Dietistas.

«Tem também mais colesterol e açúcares (o equivalente a mais um pacote de açúcar individual por unidade) e menos fibra. Como consequência, o pão de leite é mais saciante do que o croissant. Coma, no máximo, uma unidade por semana, de preferência, ao pequeno-almoço e num dia em que planeie alguma atividade física, de forma a compensar a energia ingerida», esclarece ainda.

Se comer fora de casa, opte por queijo ou fiambre isoladamente, sem manteiga. Na hora de escolher, «acompanhe com um chá (maçã e canela, gengibre, limão e hortelã ou ainda frutos vermelhos) ou um café em chávena grande (abatanado) sem açúcar. Têm apenas quatro calorias cada», acrescenta ainda a especialista, que sugere lanches mais saudáveis com estes alimentos:

- Fiambre de aves sem manteiga

Ao fazer esta opção, poupa 45 calorias face à opção de fiambre com manteiga.

- Queijo flamengo light

Ao escolher esta opção em vez da tradicional opção mista, poupa cerca de 100 calorias.

- Doce de fruta

Em vez da opção com chocolate, prefira esta, diminuindo cerca de 50 calorias no aporte energético.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.