As ervas aromáticas e as plantas medicinais, muitas delas muito fáceis de cultivar em vaso em casa, têm características e substâncias que previnem, aliviam e/ou curam sintomas de várias doenças. Muitas delas têm ainda um efeito drenante, desintoxicante e purificante que não pode ser menosprezado. Algumas espécies botânicas podem, no entanto, ser tóxicas, uma situação que obriga à procura de informação especializada para não prejudicar a sua saúde. Depois de validadas, estas são as formas mais recomendadas de as consumir:

- Em infusão

Verta água fervida sobre a planta (folhas e ou flores frescas ou secas) e deixe repousar. É importante tapar para os princípios ativos não evaporarem.

- Em maceração

Misture a planta triturada com água fria ou quente, de acordo com o tipo de maceração pretendida. Deixe entre 6 a 12 horas, remexendo de vez em quando.

- Em extrato

Consiste em extrair o suco do material mediante escaldamento rápido e a imediata pressão do mesmo com a ajuda de uma pequena prensa.

- Em compressa ou cataplasma

Empape uma infusão num pano de algodão e aplique sobre a zona afetada. Na compressa, deve colar a parte da planta utilizada para fazer a infusão.

- Em cozedura

Utiliza-se com materiais duros como a casca, as raízes ou os frutos. Introduza cerca de 30 gramas da planta seca ou 60 gramas da planta fresca em água fria (750 ml) e deixe cozer em lume brando durante entre 20 a 25 minutos.

Veja na página seguinte: 7 ervas aromáticas que fazem (mesmo) bem à saúde

7 ervas aromáticas que fazem (mesmo) bem à saúde:

- Erva-cidreira

Colhe-se a parte aérea para usar fresca. Alivia transtornos digestivos, associados ao stresse. Regula a tensão arterial.

- Calêndula

Colhe-se no verão. Usam-se as flores e as pétalas para tratar erupções cutâneas e feridas. Alivia dor menstrual.

- Lavanda

Colhem-se as flores, no início do outono. Utilizada para dor de cabeça, depressão e esgotamento nervoso. É relaxante e antireumática.

- Alecrim

Colhem-se as folhas durante todo o ano. Estimula a circulação e o sistema nervoso, alivia as dores musculares e é digestiva.

- Equinácia

Colhida todo o ano. Utiliza-se a raiz para combater infecções respiratórias, acne e feridas.

- Camomila

Colhem-se as flores no verão, para usar em seco. Favorece a digestão e reduz a formação de gases. Trata úlceras e gengivites.

- Salva

Colhe-se em maio ou junho e secam-se as folhas à sombra. Trata doenças da boca e garganta e diminui a flatulência.