Um esquecimento tornado gourmet. Comprei nove enormes cogumelos para oferecer, mas... ficaram no meu frigorífico, e, sendo assim, para que não se estragassem, lá tive de me fazer às panelas.

Nunca tinha recheado cogumelos e, após sugestão da senhora da frutaria para usar "carne picada" e depois colocar "no forno com molho béchamel", eu traduzi logo para "soja fina no forno sem béchamel. Porque não sei fazer e nem quero usar o produto comercial e, por isso, logo se vê como resolvo o assunto!"

E foi o que fiz:

O Recheio
1- Refoguei muita cebola e alho
2- Afundei tudo em muito tomate (polpa e concentrado)
3- Misturei bem a soja fina preparada (previamente demolhada e escoada) a apurei a meu gosto: sal, muita pimenta e pouco caril em pó.

Os 9 Cogumelos
Lavei, esfreguei e retirei-lhe os pés e, com colher sobremesa, o interior escuro, para ficarem mais espaçosos por dentro.

O Rechear
Com uma colher de sobremesa coloquei o recheio em cada cogumelo, foi algo muito fácil e consegui acabar quase todo o recheio!

O Embrulho de Couve Portuguesa
Entretanto tinha a cozer, em muito pouca água, couve portuguesa em folhas inteiras. Antes de colocar os cogumelos na travessa de forno, forrei esta com as lindas e grandes folhas de couve! Ficou magnífico! Depois coloquei os 9 cogumelos recheados por cima da couve.

Forno
Depois de 15 minutos no forno baixo, tirei para espreitar, e decidi tapar os cogumelos todos com mais folhas lindas e grandes da couve portuguesa. E, de novo para o forno, cerca de 45 minutos.

Ficou lindo e bem delicioso. Apenas juntei um fio de azeite por cima, pois estava a precisar e, de resto, ficou um prato muito nutritivo, 100% vegetariano e completo em proteínas.

Bom Apetite!

Madalena Muñoz
Nutricionista

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.