Regra geral todas as frutas são consideravas saudáveis, no entanto, algumas podem surpreender pelo elevado teor de açúcar que contêm.

Mesmo sendo açúcar proveniente da fruta, se consumido em elevadas quantidades pode causar excesso de peso e elevações nos níveis de triglicéridos.

Apesar disso, as frutas e os vegetais continuam a ser a opção mais saudável e promovem a saciedade devido ao seu alto teor de fibra.

Apresentamos 5 frutas com baixo teor de açúcar, ideais para sobremesas ou lanches.

Morangos

Esta é, na nossa opinião, a melhor opção. Apesar do seu baixo teor de açúcar continua a ser muito saborosa e prática.

Os Morangos contêm cerca de 7 gramas de açúcar por cada cem gramas e são extremamente ricos em antioxidantes e fibras. São também uma excelente fonte de vitaminas: vitamina C e vitaminas do complexo B, nomeadamente B5 e B6.

Framboesas

Estas bagas vermelhas são extremamente apetitosas e saborosas.

Apesar de serem características de uma determinada época do ano, sabia que podem ser congeladas e consumidas a qualquer altura?

Com cerca de 12 gramas de hidratos de carbono, sendo 4 deles açúcar e 7 fibra, são também extremamente ricas em antioxidantes, vitamina C e vitamina A.

Melancia

Excelente fonte de vitamina A, altamente saborosa e a perdição de algumas pessoas.

Apesar do seu nível de açúcar ser baixo (apenas 6 gramas por cada 100), é fácil “perder-se” e comer várias fatias. Mantenha a linha: uma fatia deve ser o suficiente.

Ananás ou abacaxi

Sendo conhecido pelas suas propriedades digestivas, o Ananás e o Abacaxi são também fontes de diversas vitaminas e minerais.

Contêm cerca de 10 gramas de açúcar por cada 100, sendo uma opção fantástica para uma sobremesa deliciosa!

Melão

Este belo fruto tem um elevado conteúdo de água e vitaminas, especialmente vitamina A.

Tal como o tomate, o melão também é uma fonte de licopeno, substância associada na prevenção de doenças como o cancro da próstata.

Com apenas 8 gramas de açúcar por cada 100 e um sabor tão característico, é uma opção para qualquer altura do dia.

É claro que existem outras frutas com baixo teor de açúcar, como a maçã, toranja, pêssego, mas por norma, quando se ingerem estas frutas, ingere-se a peça inteira, ou seja, consome-se mais do que 100 gramas, aumentado também a quantidade de açúcar ingerido.

As frutas que procurámos colocar neste artigo tornam-se características não só pelo seu baixo teor de açúcar, mas também por poder facilmente ingerir apenas 100 gramas das mesmas.

No caso dos morangos ou framboesas, 100 gramas ainda é uma porção visualmente grande.

Já comeu fruta hoje?

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.